Foto de Freepik

Por que não gerenciar sua coleção no Excel?

Os perrengues do Excel no Desenvolvimento de Coleção

Juliana Ferré
Postado em 14 de Outubro - leitura de 2 minutos
Foto de Freepik

Ao preparar seu relatório de status de desenvolvimento de coleção, naturalmente, você perde muito tempo. São muitas informações detalhadas de fichas técnicas, muitos produtos, milhares de informações para passar para o Excel e qualquer erro de digitação pode causar um grande problema.

A realidade é que você faz isso, mas sabe que não tem nenhuma segurança nas informações contidas na planilha, pois TODOS da equipe põe a mão o dia todo. 

Por isso, você perde tempo conferindo ficha a ficha,  atualiza todas as imagens, salva o arquivo final e manda por e-mail para todos os envolvidos.

Depois de todo esse processo, uma verdade: você sabe que no dia da reunião vai dar confusão.

Alguém preencheu as informações na planilha que não estava atualizada, ou mexeu em alguma fórmula da NASA que vai comprometer o resultado apresentado, etc, etc etc.

São inúmeros os problemas ao fazer todo o gerenciamento em um excel. Ainda mais quando ele é feito de maneira "colaborativa" por diversas pessoas em documentos offline. 

Pensando em facilitar a sua vida, trouxemos os maiores problemas em gerenciamentos de coleções de moda no Excel:

  • Não é possível filtrar imagens: Trabalhar com moda é juntar informação numérica e técnica com imagens. Nas planilhas e relatórios que montamos é fundamental colocar, pelo ou menos, uma imagem de cada produto em questão para que podemos lembrar mais facilmente a que as informações se referem. Mas e quando você precisa usar o filtro para ler melhor a informação que você precisa?! ESQUECE!! As imagens se sobrepõem, fica impossível visualizar.  Sem falar que o arquivo fica extremamente lento quando tem imagens.

  • Informações da coleção desatualizadas: Muitas vezes é impossível saber se você está trabalhando com a versão mais recente da planilha, se as fórmulas estão corretas e funcionando conforme necessário e se alguns dados foram acidentalmente substituídos. Salvar planilhas em locais diferentes também levam a informações inconsistentes. Além de não existir um responsável pela planilha.

  • Excesso de informação: Este tipo de planilha compartilhada é usada por diversas pessoas com necessidades diferentes. Ou seja, a planilha acaba se tornando um grande  “Frankstein”, cheio de informações diferentes, que demoram muito para ser atualizadas e que levam muito tempo para serem analisadas.

Para solucionar estas e outras questões, existem muitas soluções no mercado, gratuitos ou pagos, mas todos eles são capazes de coletar informações necessárias, combinar e definir os impactos reais que as atividades sofrerão. Excel é uma ferramenta maravilhosa, mas não a melhor escolha para gerenciamento de projetos. É melhor investir em uma ferramenta focada no gerenciamento para economizar tempo da sua equipe.

Cadastre-se e fique pode dentro das novidades