No último dia 24 de fevereiro, a ESPM realizou o Fashion Digital Day, evento de moda virtual promovido pelo Master em Fashion Digital Business, primeiro curso de pós-graduação em moda digital no Brasil.
O evento de moda foi totalmente gratuito e serviu para debater como a pandemia acelerou a transformação digital na indústria da moda e quais os melhores caminhos para seguir. Segundo a coordenadora do curso, Katherine Braun, existem empresas que usam a tecnologia a seu favor no mercado da moda e outras que precisam passar a fazer isso.
Com o objetivo de ajudar quem está precisando digitalizar os negócios e quem já está alinhado à novidade, o evento de moda passou um panorama do mercado e deu dicas valiosas aos participantes. Quer saber mais? Então continue lendo para conferir o que rolou no Fashion Digital Day.
O que rolou no Fashion Digital Day
No evento de moda, Daniela Penteado, account development manager da Worth Global Style Network, tratou das tendências dos consumidores de moda e do relacionamento entre marcas e consumidores. Além dela, outros convidados debateram tópicos, como tendências dos conteúdos digitais de moda, estratégias para gestão de crise, operação do atacado digital, desafios e oportunidades da estratégia, relações B2B e B2C e muito mais.
Como alcançar sucesso no mundo da moda
Todo profissional da moda sonha com o sucesso na área, porém isso não é uma tarefa fácil. São necessárias a tomada de várias ações para chegar ao topo. A questão é que nem todas essas ações são intuitivas e, por isso, o Fashion Digital Day deu algumas dicas de como alcançar o tão almejado sucesso. O principal deles foi a combinação entre a lógica criativa e a lógica econômica.
Combinação entre lógica criativa e a lógica econômica
Os convidados do evento de moda ressaltaram que conciliar as duas exigências é um ponto fundamental na jornada para o sucesso. Para isso, é necessário definir uma renovação permanente das coleções sazonais sem desrespeitar a identidade estilística permanente.
Do lado econômico, é importante estar atento às tendências socioculturais, análises de mercado e das estações anteriores, modelos, merchandising e arquitetura do sistema de oferta empresarial.
Fashion Digital Day e estratégias da moda
Quem participou do Fashion Digital Day também pôde aprender as principais estratégias que os empreendedores planejam adotar no plano econômico para evitar excesso de estoque. A principal medida é reduzir os números de SKUs (unidades de manutenção de estoque). Dentre as pessoas, 61% das respostas apontam essa como a primeira medida.
Logo depois vem a análise da percepção dos clientes, implementação de rede de fornecimento mais rápida e revisão da variedade da estrutura. Além desses pontos, os especialistas também apontam a importância de implementar análise avançada, redução do tempo de produção, adoção de variedade nas coleções sazonais e redução do número de coleções.
Prioridades na interface com o cliente
Vender mais requer uma boa comunicação com o cliente. Para isso, é preciso saber qual é o melhor meio para se aproximar dele, já que até as melhores mensagens podem se tornar ineficazes se espalhadas pelo meio errado.
Assim, o Fashion Digital Day indicou os três meios de comunicação atuais mais indicados para chegar ao cliente.
1. Whatsapp
Por 98% da população em idade economicamente ativa ter acesso ao aplicativo de mensagem instantânea, ele se torna um excelente meio de comunicação.
2. Instagram
Apontado como melhor meio para a divulgação de serviços e produtos. Vale lembrar que para usar a rede de maneira eficiente, é preciso ter atenção à estética visual do feed.
3. E-commerce
Depois de alcançar a atenção do cliente, é hora de converter todo seu esforço em vendas e o e-commerce é o lugar ideal para isso.
Jornada digital
Pconegro, expert em varejo digital, aproveitou para lembrar a importância da jornada digital. Segundo ele, 70% dos clientes já buscavam produtos pela internet e entre 8 e 12% das transações eram concluídas por check-out, sendo que algumas empresas já conseguiram chegar a 25% disso.
Dada a relevância da jornada digital, o expert recomendou que as marcas tenham todo o portfólio digital, packaging surpreendente, façam call to action, forneçam informações completas sobre o produto, fretes competitivos e entreguem no tempo certo. Além disso, a Pconegro também sugeriu compras com menos cliques, serviço excelente de pós-venda e review.
Como a Pconegero lembra, investir em e-commerce não atrai benefícios apenas para as vendas online, mas também físicas. “Não é só e-commerce, a gente faz o e-commerce para vender também na loja”. Além disso, o caráter de mudança e a ligação frágil com a funcionalidade coloca a moda como um setor de altíssimo risco.
Por isso, é importante se atentar às dicas dadas por ele, principalmente as de pós-venda e review. Nesse campo, a U. Mode pode te ajudar, pois a plataforma de fashion PLM oferece soluções para a digitalização das coleções. Ficou interessado? Então dá uma olhada em alguns motivos para usar os serviços da U. Mode e as vantagens da plataforma.
Fashion Digital Day e a U.Mode
Algumas das percepções de mercado da moda levantadas no Fashion Digital Day justificam as razões de usar os serviços da U. Mode. Algumas delas são:
1. Coleta de feedback
Segundo a Pconegero, a coleta de feedbacks deve ser prioridade do negócio para conseguir organizar e comunicar esses dados para as equipes estratégicas, como a de produto e marketing.
2. Imersão na tecnologia
A recomendação dos especialistas é a de que a tecnologia esteja presente em todas as áreas da empresa, como e-commerce, logística, packaging e software de gestão do produto e planejamento.
3. Software de gestão de ciclo
Os especialistas reconhecem como indispensável o uso de um software de gestão de ciclo de vida do produto. A utilização do software aumenta a colaboração com equipes e fornecedores e traz todas as informações centralizadas e atualizadas em tempo real.
Vantagens da U.Mode
A U. Mode garante vantagens incríveis para quem utiliza seus serviços, como:
1. Controle do Status de cada produto
Como foi sugerido no Fashion Digital Day, é importante que toda a equipe tenha noção de tudo que está acontecendo em tempo real. Na U. Mode isso é possível, pois a plataforma permite a visualização de todas as etapas do processo em tempo real assim como os responsáveis por elas.
2. Ficha técnica online e padronizada
Na U. Mode, você pode ter fichas técnicas padronizadas e disponíveis 24h por dia para toda a equipe. Além disso, é possível anexar arquivos em vários formatos nela.
3. Informações sobre tendências
Com a plataforma de PLM, você estará sempre atualizado sobre as últimas tendências de tudo o que está acontecendo no mundo da moda.
Regra de ouro de e-commerce
Durante o evento de moda, Pconegro lembrou ainda de 3 regras de ouro do e-commerce:
- Recência: quantos clientes voltam a comprar
- Frequência: quantos dias depois os clientes voltam a comprar
- Valor: em média, quanto o cliente gasta em cada compra.
O que vem por aí no mundo da moda:
Um evento de moda não poderia deixar de falar das tendências dessa área, mas não a de roupas. O Fashion Digital Day abordou as tendências do mercado e as principais conclusões foram as seguintes:
- A gestão de dados, em breve, será um problema devido ao aumento da presença online das marcas
- As tendências hoje se propagam glabalmente de 3 a 5 semanas, quando antes isso levava mais de 1 ano
- De acordo com a McKinsey, 93% dos executivos de moda têm como objetivo a redução do cronograma e a melhora da agilidade nas suas cadeias de suprimentos
- O mercado de luxo projeta aumentar drasticamente suas vendas online.
Por fim, gostou de ficar sabendo o que rolou no Fashion Digital Day? Então não deixe de acompanhar o blog da U.Mode e o Instagram da Anay Zaffalon (@anayzaffalon), CIO na U.Mode, para estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo da moda!