No último dia 24 de fevereiro, a ESPM realizou o Fashion Digital Day, evento de moda virtual promovido pelo Master em Fashion Digital Business, primeiro curso de pós-graduação em moda digital no Brasil.
O evento de moda foi totalmente gratuito e serviu para debater como a pandemia acelerou a transformação digital na indústria da moda e quais os melhores caminhos para seguir. Segundo a coordenadora do curso, Katherine Braun, existem empresas que usam a tecnologia a seu favor no mercado da moda e outras que precisam passar a fazer isso.
Com o objetivo de ajudar quem está precisando digitalizar os negócios e quem já está alinhado à novidade, o evento de moda passou um panorama do mercado e deu dicas valiosas aos participantes. Quer saber mais? Então continue lendo para conferir o que rolou no Fashion Digital Day.
No evento de moda, Daniela Penteado, account development manager da Worth Global Style Network, tratou das tendências dos consumidores de moda e do relacionamento entre marcas e consumidores. Além dela, outros convidados debateram tópicos, como tendências dos conteúdos digitais de moda, estratégias para gestão de crise, operação do atacado digital, desafios e oportunidades da estratégia, relações B2B e B2C e muito mais.
Todo profissional da moda sonha com o sucesso na área, porém isso não é uma tarefa fácil. São necessárias a tomada de várias ações para chegar ao topo. A questão é que nem todas essas ações são intuitivas e, por isso, o Fashion Digital Day deu algumas dicas de como alcançar o tão almejado sucesso. O principal deles foi a combinação entre a lógica criativa e a lógica econômica.
Os convidados do evento de moda ressaltaram que conciliar as duas exigências é um ponto fundamental na jornada para o sucesso. Para isso, é necessário definir uma renovação permanente das coleções sazonais sem desrespeitar a identidade estilística permanente.
Do lado econômico, é importante estar atento às tendências socioculturais, análises de mercado e das estações anteriores, modelos, merchandising e arquitetura do sistema de oferta empresarial.
Quem participou do Fashion Digital Day também pôde aprender as principais estratégias que os empreendedores planejam adotar no plano econômico para evitar excesso de estoque. A principal medida é reduzir os números de SKUs (unidades de manutenção de estoque). Dentre as pessoas, 61% das respostas apontam essa como a primeira medida.
Logo depois vem a análise da percepção dos clientes, implementação de rede de fornecimento mais rápida e revisão da variedade da estrutura. Além desses pontos, os especialistas também apontam a importância de implementar análise avançada, redução do tempo de produção, adoção de variedade nas coleções sazonais e redução do número de coleções.
Vender mais requer uma boa comunicação com o cliente. Para isso, é preciso saber qual é o melhor meio para se aproximar dele, já que até as melhores mensagens podem se tornar ineficazes se espalhadas pelo meio errado.
Assim, o Fashion Digital Day indicou os três meios de comunicação atuais mais indicados para chegar ao cliente.
Por 98% da população em idade economicamente ativa ter acesso ao aplicativo de mensagem instantânea, ele se torna um excelente meio de comunicação.
Apontado como melhor meio para a divulgação de serviços e produtos. Vale lembrar que para usar a rede de maneira eficiente, é preciso ter atenção à estética visual do feed.
Depois de alcançar a atenção do cliente, é hora de converter todo seu esforço em vendas e o e-commerce é o lugar ideal para isso.
Pconegro, expert em varejo digital, aproveitou para lembrar a importância da jornada digital. Segundo ele, 70% dos clientes já buscavam produtos pela internet e entre 8 e 12% das transações eram concluídas por check-out, sendo que algumas empresas já conseguiram chegar a 25% disso.
Dada a relevância da jornada digital, o expert recomendou que as marcas tenham todo o portfólio digital, packaging surpreendente, façam call to action, forneçam informações completas sobre o produto, fretes competitivos e entreguem no tempo certo. Além disso, a Pconegro também sugeriu compras com menos cliques, serviço excelente de pós-venda e review.
Como a Pconegero lembra, investir em e-commerce não atrai benefícios apenas para as vendas online, mas também físicas. “Não é só e-commerce, a gente faz o e-commerce para vender também na loja”. Além disso, o caráter de mudança e a ligação frágil com a funcionalidade coloca a moda como um setor de altíssimo risco.
Por isso, é importante se atentar às dicas dadas por ele, principalmente as de pós-venda e review. Nesse campo, a U. Mode pode te ajudar, pois a plataforma de fashion PLM oferece soluções para a digitalização das coleções. Ficou interessado? Então dá uma olhada em alguns motivos para usar os serviços da U. Mode e as vantagens da plataforma.
Algumas das percepções de mercado da moda levantadas no Fashion Digital Day justificam as razões de usar os serviços da U. Mode. Algumas delas são:
Segundo a Pconegero, a coleta de feedbacks deve ser prioridade do negócio para conseguir organizar e comunicar esses dados para as equipes estratégicas, como a de produto e marketing.
A recomendação dos especialistas é a de que a tecnologia esteja presente em todas as áreas da empresa, como e-commerce, logística, packaging e software de gestão do produto e planejamento.
Os especialistas reconhecem como indispensável o uso de um software de gestão de ciclo de vida do produto. A utilização do software aumenta a colaboração com equipes e fornecedores e traz todas as informações centralizadas e atualizadas em tempo real.
A U. Mode garante vantagens incríveis para quem utiliza seus serviços, como:
Como foi sugerido no Fashion Digital Day, é importante que toda a equipe tenha noção de tudo que está acontecendo em tempo real. Na U. Mode isso é possível, pois a plataforma permite a visualização de todas as etapas do processo em tempo real assim como os responsáveis por elas.
Na U. Mode, você pode ter fichas técnicas padronizadas e disponíveis 24h por dia para toda a equipe. Além disso, é possível anexar arquivos em vários formatos nela.
Com a plataforma de PLM, você estará sempre atualizado sobre as últimas tendências de tudo o que está acontecendo no mundo da moda.
Durante o evento de moda, Pconegro lembrou ainda de 3 regras de ouro do e-commerce:
Um evento de moda não poderia deixar de falar das tendências dessa área, mas não a de roupas. O Fashion Digital Day abordou as tendências do mercado e as principais conclusões foram as seguintes:
Por fim, gostou de ficar sabendo o que rolou no Fashion Digital Day? Então não deixe de acompanhar o blog da U.Mode e o Instagram da Anay Zaffalon (@anayzaffalon), CIO na U.Mode, para estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo da moda!