Case

Confecções DRO + Digitalização

Digitalização na Gestão da Pilotagem com uFlow

DRO Jeans logo-1

DRO + digitalização: como ganhar eficiência facilitou a conquista de grandes clientes

A DRO Confecções, localizada no Brás em São Paulo/SP, com mais de 30 anos de experiência, atua com a confecção private label para grandes marcas (Reseva, Baw, Arezzo...) tanto para moda masculina e feminina. A empresa mantém uma marca própria chamada DRO Jeans e se destaca pela excelência na qualidade, estilo e durabilidade de suas peças, mantendo um custo acessível e acompanhando as tendências globais de moda e linha profissional.

Seu atual Diretor Executivo da DRO, José Bestros, cresceu em meio a linhas de costura e pilhas de tecidos na confecção fundada por seu pai nos anos 80. Após decidir entrar no negócio da família, José rapidamente descobriu que o setor têxtil não era um mar de tranquilidade. A competição com a informalidade, a complexidade na produção e a necessidade de atender clientes cada vez mais exigentes eram desafios diários.

Prévia do Case: "E se eu falasse para você que a gente vai tirar a uMode daqui hoje?"


O desafio em meio a jornada

Ao conhecer a uMode, a visão de um processo mais bem estruturado e capaz de mitigar erros recorrentes na produção de peças piloto encontrava um caminho para realmente se tornar realidade em meio a confecção.

Já nos primeiros anos à frente da DRO, José percebeu que, sem controle rigoroso de processos, a empresa não conseguiria crescer de forma sustentável.

As planilhas e controles manuais eram insuficientes para a dinâmica da moda moderna e era preciso encontrar uma solução para acelerar o crescimento da confecção.

Foi nesse momento de turbulência que ele decidiu implementar o uMode. No início, houve resistência:

  • A equipe estava acostumada ao modo informal e improvisado de operar. 

"As pessoas tinham dificuldade em ver valor em controlar pilotos, achando que o foco deveria estar apenas nos pedidos de produção".
comenta José (Diretor Executivo).

Mas José enxergava longe. Sabia que, sem gestão eficiente, a DRO jamais atenderia grandes clientes com excelência.

"Pilotagem desorganizada, pedidos sem rastreabilidade e produção sem previsibilidade – era um caos. A cada mês, 300 pilotos circulavam pela fábrica e, sem um sistema eficiente, muitas vezes perdíamos prazos e qualidade."

José Bestros, Diretor na DRO Confecções

O ponto de virada e a digitalização com a uMode

Com a solução da uFlow aplicada nas necessidades da confecção private label, o visão da digitalização se tornou cada vez mais real.

fotos modelo de peças DRO

Com a chegada da uMode, a Confecções DRO passou por uma verdadeira revolução. A integração dos processos começou pela pilotagem, com cada peça rastreada em tempo real através de dashboards dinâmicos.

As fichas técnicas se conectaram aos sistemas de controle de estoque e compras, assegurando que cada detalhe – como o tecido certo e o cadarço correto – estivesse disponível na hora certa.

O objetivo era suavizar a transição digital, minimizando o impacto e ajudando as pessoas a se adaptarem ao upgrade para o digital.

"Antes, um simples erro de cor no bordado atrasava toda a linha de produção. Agora, temos controle total e isso não acontece mais".

  • José Bestros
  • Diretor Executivo da DRO Confecções
  • A comunicação com clientes e fornecedores também melhorou significativamente.
  • As demandas e ajustes de clientes como Arezzo eram rapidamente registradas no sistema, garantindo que nenhuma alteração passasse despercebida.
  • Com a uMode, José e sua equipe agora sabiam exatamente quando cada peça entrava na produção, quais eram os gargalos e quando o produto final estaria pronto para entrega.

Resultados da
Digitalização na Confecção

Ao contar com a uFlow, todo o processo de pilotagem e comunicação junto a clientes (grandes marcas) foi simplificado. Garantindo maior controle, elevando a qualidade do desempenho do time e acelerando a velocidade de entrega.

O impacto é enorme. A produtividade da confecção DRO aumentou em 40%, com uma redução significativa nos erros de produção. O tempo de desenvolvimento de uma peça piloto foi reduzido pela metade, e a empresa passou a entregar 300 pilotos mensais com eficiência, sem perder qualidade.

"Hoje, lidamos com 900 produtos simultaneamente – entre entregas, desenvolvimento e novos pedidos – sem perder o controle. Isso só foi possível com a uMode," celebra José.

Outro marco foi a conquista de clientes estratégicos, como grandes marcas que passaram a confiar na precisão e na previsibilidade da DRO.

"Eles sabem que, aqui, cada processo é rastreável e transparente. Isso é um diferencial que muitos concorrentes ainda não têm." cita o Diretor Executivo.

Além dos resultados operacionais, a uMode também trouxe tranquilidade para José.

"Agora posso prever gargalos e organizar as prioridades da equipe com antecedência. Isso tirou um grande peso das minhas costas e trouxe mais segurança para o negócio," comenta ele.

Confira o case resumido (4 mins):

 

Confira o case completo (20 mins):

 

Principais impactos positivos:

Melhor Organização

Foi possível rever processos e reorganizar o que precisava ganhar eficiência. Isso tornou todo o processo de pilotagem mais rastreável e transparente para o time e equipe diretiva.

Visibilidade e Cronograma

Com a possibilidade de monitorar o progresso em tempo real, pode-se agora prever com assertividade quando cada piloto irá ficar pronto e agir rapidamente quando surgem pontos de atraso.

Comunicação Sem Falhas

Centralizando a comunicação na uFlow, as dúvidas sobre os detalhes das peças, quando foram sinalizados e por quem, deixaram de existir. Minimizando fortemente os erros por falhas de comunicação.

Time Mais Produtivo

Cada envolvido no time tem seu papel e consegue utilizar a uFlow para obter informações e dar continuidade ao seu trabalho. Sem mais depender de rever informações que antes estariam dispersas.

Integração Com Clientes

A integração da uFlow diretamente com clientes relevantes (como Reserva, Baw e outros) tornou possível automações na comunicação entre confecção e marca.

Resultados em números

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+40% Produtivo

Há produtividade da DRO saltou 40% com a mesma estrutura ao evitar ineficiências e retrabalhos.

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900+ pilotos/mês

A partir do crescimento oportunizado pela digitalização, a DRO faz a gestão de mais de 900 pilotos todo mês.

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100%

É a taxa de aprovação do time DRO quanto a jornada de digitalização da empresa.

Antes e depois da uFlow

Lado a lado com o time DRO, a digitalização elevou a produtividade e nível de entrega da confecção.

Aspecto

Antes da uFlow

Depois da uFlow

Comunicação Comunicação

Informações desencontradas, anotações manuais, áudios por WhatsApp, ligações por telefone, e-mail...

Comunicação de forma centralizada e organizada, garantindo a segurança das informações trocadas entre cliente e confecção.

Acesso à Informação Acesso à Informação

Acesso lento e complexo, principalmente de forma analógica, em fichas impressas ou diretamente com pessoas.

Acesso digitalizado à informação, encontrados de forma fácil na uFlow.

Visibilidade e Monitoramento Visibilidade e Monitoramento

Sem visibilidade clara, faltando clareza sobre o andamento dos processos e progresso das pilotos.

Visibilidade e monitoramento em tempo real podendo acompanhar o progresso e medir prazos com precisão.

Percepção dos Clientes Percepção dos Clientes

Com a dificuldade de controle e padronização, havia uma percepção de que era uma confusão a entrega da confecção.

Percepção de alta qualidade de gestão, onde clientes confiam na capacidade e qualidade da entrega da confecção.

Integração de Sistemas Integração de Sistemas

Necessidade de reportar manualmente o andamento de cada piloto e o seu prazo atual.

Conexão direta com o PLM utilizado por clientes relevantes, gerando um fluxo de informações automatizado e mais eficiente.