U.Mode

7 filmes sobre moda para assistir e se inspirar

Produções audiovisuais são sempre uma fonte inesgotável de referências para a arte e para a moda. Os filmes mostram diversas representações das roupas de certa época e até da cultura de algum lugar, podendo servir de inspiração para a criação de uma nova coleção de moda e de novas peças, sejam elas clássicas ou mais modernas.

Com isso, separamos sete filmes sobre moda em que os looks não passam despercebidos e já foram até premiados, para assistir e adquirir muita inspiração. Confira!

O Diabo veste Prada (2006)

Reprodução/IMDB

Com certeza, um dos filmes sobre moda mais populares e clássicos da atualidade: O Diabo veste Prada narra a trajetória da recém formada Andy Sachs (Anne Hathaway), em uma grande revista feminina de moda, a Runway, trabalhando como assistente de sua exigente chefe, Miranda Priestly (Meryl Streep) e como isso está afetando sua vida.

O Grande Gatsby (2013)

Reprodução/IMDB

Baseado no livro homônimo de Scott Fitzgerald, O Grande Gastby não conta uma história sobre moda, mas sim sobre as riquezas, os amores e as tragédias de Nova York na década de 20, com seus trajes elegantes e luxuosos. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan, o remake de 2013 ganhou o Oscar de melhor figurino, tal como sua versão original de 1974. 

Cinderela em Paris (1957)

Reprodução/IMDB

Audrey Hepburn interpreta a mais nova modelo, Jo Stockton, que ao chegar em Paris encontra-se com o fotógrafo Dick Avery, vivido por Fred Astaire, e apaixona-se pela moda na cidade do amor. Cinderela em Paris é outro clássico na história do cinema e serviu de inspiração para muitas outras produções que retratam o mundo da moda, como a nova série Emily em Paris.

De repente 30 (2004)

Reprodução/IMDB

O filme conta como o desejo de Jenna Rink (Jennifer Garner) em ser uma adulta bem-sucedida  tornou-se realidade da noite para o dia, literalmente. Isso ocorreu porque trabalhou em uma famosa revista de moda, com um closet enorme de roupas. Depois do sucesso, De repente 30 transformou até as camisolas que parecem vestidos em moda e mostrou como a protagonista teve que se adaptar às tendências dos anos 2000, mesmo sendo, ainda, uma jovem da década de 80. 

As patricinhas de Beverly Hills (1995)

Reprodução/IMDB

Inspiração de muitas jovens dos anos 90 que gostam de moda, As patricinhas de Beverly Hills narra a história de Cher (Alicia Silverstone), rica, mimada, superficial e bem-sucedida socialmente, que tenta alavancar a popularidade de uma garota no colégio, como uma boa ação. 

Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Reprodução/IMDB

A comédia romântica, Os delírios de consumo de Becky Bloom, mostra a vida de compradora compulsiva da jornalista Becky Bloom (Isla Fischer) em busca do sonho de escrever na sua revista de moda favorita. No meio do caminho, ela acaba arrumando um emprego como colunista em uma empresa de economia, enquanto tenta não se afundar em dívidas devido ao seu alto consumo com roupas.

Coco antes de Chanel (2009) – H2

Reprodução/IMDB

Coco antes de Chanel conta o início da carreira de uma das estilistas mais importantes do século XX, Gabrielle “Coco” Chanel (Audrey Tautou), uma órfã francesa que revolucionou o mundo da moda ao começar a usar roupas tradicionalmente masculinas. O filme retrata a biografia da famosa estilista, contando sua infância, juventude e ascensão na costura parisiense, com pitadas de romance e muita inspiração.

Como toda atividade que envolve criação original de projetos, buscar inspirações e referências para a constituição criativa de uma nova coleção de moda é muito importante. Escolher ícones e modelos de filmes pode ajudar no desenvolvimento de seus esboços. Além disso, você poderá encontrar no blog da U. Mode mais conteúdos sobre o tema, o que auxiliará na sua pesquisa antes de iniciar qualquer ideia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: