U.Mode

Descubra a necessidade da sua empresa analisar a concorrência para destacar o seu desempenho

Ao iniciar um negócio, seja ele qual for, o objetivo final é, sem dúvida, conquistar e consolidar seu espaço no mercado. Contudo, cada vez mais, os cenários são de alta competitividade e incertezas constantes. Sendo assim, o que um empresário deve fazer para pisar em chão firme na hora de se colocar no mercado? A resposta para essa pergunta é simples: criar ciência do que outras empresas do mesmo ramo, ou seja, os concorrentes estão fazendo. E para isso a estratégia mais inteligente é a análise de concorrência.

Neste texto, traremos um guia completo para você, empresário, entender a fundo o que é a análise de concorrência e por que ela é tão importante para o desempenho de sua empresa frente ao mercado. Acompanhe e fique por dentro de tudo.

Saiba como fazer análise da concorrência de uma empresa, como fazer análise de concorrentes e mais sobre a concorrência análise de mercado conceito. | Foto: Freepik

O que é análise de concorrência?

Mas, afinal, no que consiste o processo de análise de concorrência?

Por definição, a análise de concorrência é o estudo minucioso sobre o que as empresas que são suas concorrentes oferecem ao público, sobre como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes. De modo geral, as estratégias públicas que a empresa atua no mesmo ramo que você possui.

Para que serve fazer a análise de concorrência?

Para começar a colocar em prática esse estudo da concorrência é necessário atentar-se a alguns fatores, afinal, não é apenas ficar de olho na empresa concorrente, esse olhar deve ser extremamente crítico e inteligente.

É importante focar no que você e seu concorrente tem de diferente, visando sempre buscar um destaque no mercado, algo que seja seu diferencial, pode ser a localização, o preço, a comunicação interna e/ou externa, a especialização, os produtos, os serviços com qualidade superior, o atendimento personalizado, e por aí vai.

Contudo, não se atenha apenas ao que os torna diferentes, preste atenção também no que os aproxima: o público. Fique sempre atento ao que o público de seu concorrente está gostando, se a necessidade dos clientes está sendo atendida e assim, construa sua relação com a clientela.

Como fazer a análise de concorrência?

Para fazer uma boa análise de concorrência, que trará vantagens no mercado de trabalho e diferenciará a sua empresa das demais não é muito difícil; é apenas um trabalho contínuo. O ideal é que exista uma pessoa ou até mesmo uma equipe, dependendo do porte da corporação, que fique responsável pela área. Contudo, se isso não for possível, o necessário é elaborar um plano de estratégias voltados para inteligência competitiva e segui-lo à risca.

Para começar a traçar esse plano de estratégias é importante que alguns passos sejam seguidos: definir os principais objetivos da análise de concorrência da empresa; escolher quais serão os critérios e fatores analisados; e aplicar os resultados no dia a dia da corporação.

No momento de colocar em prática sua análise de concorrência é importante definir os objetivos do estudo de mercado que será realizado: se orientar no mercado e definir da melhor forma os valores que serão cobrados; ampliar sua popularidade perante os clientes; conquistar um novo público-alvo; entre tantas outras coisas que podem estar em jogo no caso de sua empresa. Elencados esses objetivos, será muito mais fácil nortear o rumo do estudo de mercado, facilitando as buscas pelos dados.

A análise da concorrência implica no reconhecimento de grupos estratégicos. Entenda por que a análise da concorrência sobre os aspectos de lançamento também é importante. | Foto: Freepik.

3 métodos para analisar o desempenho da sua empresa frente ao concorrente

Depois de definidos os objetivos de uma análise de concorrência, é chegada a hora de um passo crucial e que dará o verdadeiro rumo ao processo: escolher quais serão os critérios e fatores analisados. Nesse momento é importante elencar as prioridades já alinhadas na etapa anterior e ir atrás dos dados que são realmente relevantes. 

Normalmente, as buscas são por quantidade de funcionários na empresa, dados sobre a fundação e gestão, faturamento anual ou até mesmo mensal, principais produtos, política de vendas e de descontos, Market Share, estratégias de marketing e comunicação interna e externa.

Com todos esses dados já levantados, pesquisados e devidamente analisados, chegou a hora de efetivamente colocar a mão na massa e investir em seu negócio a partir dessa análise de concorrência. Invista no que deve ser investido, melhore o que deve ser melhorado e, o mais importante de tudo, mantenha uma certa continuidade no processo, para não perder o ritmo e acabar sendo engolido pelos avanços do mercado. 

É importante ressaltar que a internet atualmente está à nossa disposição para tudo que precisarmos; estamos a apenas um clique de muitas coisas e, com o processo de análise de concorrência de seu negócio não é diferente. Há uma infinidade de plataformas que podem te ajudar no estudo de mercado. Três grandes recursos on-line que são totalmente gratuitos e podem ser de grande ajuda são o Google Alertas, o Reclame Aqui e o Ubersuggest.

Google Alertas

O Google Alertas é mais uma sacada genial da maior plataforma de busca do planeta, capaz de ajudar – e muito – o processo de análise de concorrência. 

Por meio do Google Alertas, o usuário é capaz de configurar alertas sobre menções dos seus concorrentes na mídia, ou seja, toda vez que a concorrência for citada na mídia, você é notificado e consegue ficar ciente.

Reclame Aqui

Já o Reclame Aqui é mais popular e muita gente conhece e utiliza, independente de ser voltado para a área comercial ou não. Por meio dessa plataforma, os clientes relatam problemas que tiveram com empresas. 

Já fica claro o porquê ela facilita muito o processo de análise de concorrência, não é? Você pode utilizar dessa ferramenta para ter na palma da mão as falhas de seus concorrentes e garantir que, com você, nenhuma delas irá acontecer e, deste modo, garantir seu bom relacionamento com clientes e ser o diferencial no mercado.

Ubersuggest

Por fim, o Ubersuggest consiste em uma ferramenta de planejamento de palavras-chave que permite a análise de concorrência dos sites. Por meio dele, os usuários têm acesso ao tráfego mensal estimado para as páginas e as palavras-chave em que o site costuma ficar melhor posicionado.

UMODE

Em um mundo cada vez mais digital e tão concorrido, com as lojas físicas transformando-se em e-commerces, a moda precisa se adaptar. Neste contexto, os profissionais de moda precisam fazer a gestão e a digitalização do desenvolvimento de suas coleções. 

Para isso, a Umode pode ajudar. A empresa trabalha com sistema PLM (Product Lifecycle Management), que coordena por completo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até sua entrada em serviço operacional. Com a ferramenta, é possível aumentar a produtividade e gestão da marca, através das seguintes funcionalidades: 

  • Gestão à vista;
  • Controle do status de cada produto;
  • Ficha técnica on-line e padronizada;
  • Gestão de atividades e prazos;
  • Busca por novos fornecedores;
  • Informações sobre tendências;
  • Sistema de segurança 100% na nuvem.

Não perca tempo e agende já a sua demonstração!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: