U.Mode

Confira tudo o que mudou no mundo da moda desde os ateliers até os dias de hoje, com os e-commerces de moda

A moda evoluiu e mudou bastante ao longo dos anos, para entender como isso se desencadeou e a influência dessas transformações no mercado atual, é necessário voltar um pouco na história e, assim, perceber as mudanças que levaram o atelier a incluir o e-commerce.

Saiba as vantagens das mudanças do atelier para o e-commerce. | Foto: Freepik/pressfoto.

A história da moda

De acordo com estudos de antropólogos, as vestimentas e a moda surgiram por conta da necessidade de pêlos do ser humano, para esconder a nudez e se proteger das mudanças de temperatura, bem como da chuva.

Com o passar dos anos, as roupas e a identidade começaram a se complementar e se correlacionar, principalmente no Egito Antigo. Essa é uma relação que se prolonga até os dias atuais, na maioria das culturas. 

Foi no início do século XX que começou a crescer o mercado da moda feito essencialmente sob encomenda, mas, depois da Segunda Guerra Mundial, tamanhos padronizados e prontos se tornaram cada vez mais comuns e viáveis na indústria fashion.

No entanto, no período de 1970, a procura por roupas exclusivas voltou a ficar em alta e foi quando a ideia do atelier ascendeu progressivamente, até mesmo grande parte das marcas e casas de moda (maisons) mundialmente conhecidas hoje, um dia já foram pequenos ateliers ou alfaiates de costura.

O que é um atelier de moda?

Atelier de moda físico. | Foto: Freepik/jcomp.

Um atelier de costura é um ambiente construído para permitir e auxiliar na criação de peças de roupas normalmente confeccionadas de forma personalizada, exclusiva e sob medida para o cliente. 

O modelo ainda é bastante conhecido no mundo da moda, mas é interessante frisar que um profissional da moda deve estar sempre ciente e preparado para transformações no cenário fashion, pois ele está em constante mudança, sempre se reinventando.

O mercado da moda e atelier de costura foi, por décadas, dominado quase apenas por mulheres, no entanto, hoje já é mais comum encontrar homens envolvidos nesse cenário. A valorização da moda não é mais algo tão exclusivo para um gênero e acompanhar as tendências se tornou universal.

Como funcionam os ateliers?

O diferencial de um atelier é o fato dele fazer personalizações e customizações com as vestimentas antes de colocá-las à venda. Muitas pessoas prezam por esse destaque por buscarem roupas exclusivas e personalizadas que se encaixem completamente em seu estilo, o que favorece um atelier de costura onde a produção das peças é justamente pela confecção sob medida para clientes específicos.

Para saber o que é preciso para montar um atelier, primeiro é importante levar em conta algumas dicas iniciais.

Se você pretende abrir um negócio nessa área e quer que dê certo, precisa ter uma base de corte e costura que poderá ser construída por meio de cursos e especializações. Conhecimento é essencial, mas isso não significa necessariamente que você precisa desembolsar valores altos, muito pelo contrário, existem diversos cursos acessíveis no mercado e alguns até gratuitos.

Abrir um atelier de costura regularizado não é tão simples, é preciso seguir algumas etapas em questão de documentação e processos burocráticos, mas antes de tudo é necessário construir a base da sua marca.

Nesse sentido, é importante que você tenha um plano de negócios, ou seja, que você crie uma visão concreta da marca, para conseguir analisar a indústria da moda de forma ampla, assim como descubra em qual viés do mercado você pretende se inserir, quem são seus principais concorrentes, o que sua empresa vai oferecer e o planejamento de coleção que irá aplicar.

Definir o público-alvo também é um passo importante, visto que ao saber quem vai frequentar seu atelier de costura, você também entende as principais demandas.  

Escolher ponto comercial ideal para abrir um atelier é uma etapa delicada, pelo fato de influenciar diretamente no faturamento e no sucesso da marca, seja um local físico ou até mesmo virtual, pois a manutenção de uma plataforma e-commerce é importantíssima.

Quais as vantagens em transformar seu atelier em um e-commerce?

Atelier de moda com e-commerce google atelier digital. | Foto: Freepik/rawpixel.com.

A transição de um negócio físico para um negócio online é bastante possível e, às vezes, até mais vantajosa. Para chegar ao resultado esperado, é preciso compreender a amplitude desse mercado de vendas online e procurar se adaptar a esse novo ambiente comercial.

Alguns pontos importantes do e-commerce que influenciam diretamente no seu negócio, não só na área da moda, mas em todas, são os mecanismos de busca e as formas divulgação do seu site e da marca na internet. Pois, a partir do momento que se investe no marketing digital, é possível atingir uma quantidade bastante significativa de pessoas ao alcançar o público-alvo correto.

Dessa forma, vários usuários serão atraídos para o seu site, através de meios que um atelier físico não alcançaria, fato que exemplifica um dos benefícios do e-commerce. 

Também é importante fazer uma pesquisa de mercado com seus clientes sobre as transformações da marca, além de apresentar, para aqueles que não conhecem, as vantagens de comprar em seu e-commerce.

A importância e influência dos e-commerces no sucesso do seu negócio

Ter um site profissional é essencial, de forma que a plataforma seja prática para os usuários, visualmente interessante e segura quando se trata do armazenamento dos seus dados e dos seus clientes.

Outro benefício, segundo Maghan Mcdowell, editora de inovação da Vogue Business, é a praticidade de poder fazer tudo em casa, principalmente com os obstáculos da pandemia da Covid-19. 

Em uma entrevista para o Fórum E-Commerce Brasil 2020 – Global Edition, a editora comentou: “É preciso criar possibilidades que supram essa ausência do contato físico com os produtos. Na moda isso é ainda mais exigido, pois há toda a questão de provar uma roupa ou acessório antes de comprar”.

Nessa perspectiva, Meghan exalta a utilização da experiência virtual, a qual se mostra cada vez mais próxima da física. A vantagem da tendência do design digital 3D vai além do futurismo, promove a sustentabilidade. A editora explica que é capaz de “moldar virtualmente no corpo das pessoas e mostrar combinações, também é sustentável. Afinal, a produção da peça só começa após a sua compra”.

Como melhorar a eficiência do desenvolvimento de uma coleção de moda?

Se você procura a resposta para essa pergunta, saiba que ela é a U.Mode! Essa plataforma é a opção ideal para quem procura uma solução perfeita para agilizar, organizar e facilitar a vida dos times de criação.

A Umode é uma plataforma de moda fashion PLM 100% brasileira e trabalha com Enterprise Resource Planning (ERP), que nada mais é do que um sistema integrado de gestão empresarial, também conhecido como erp de moda.

Sejam estilistas, gerentes de produtos, proprietários/sócios de atelier, diretor, assistente de estilo, marcas ou fornecedores do mercado da moda, todos saem ganhando com a Umode. Para mais informações sobre as vantagens da plataforma, acesse o site e não perca a oportunidade de agendar sua demonstração!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: