U.Mode

PLM – Product Lifecycle Management na moda: saiba como funciona!

O PLM, sigla para Product Lifecycle Management, oferece diversas ferramentas voltadas para cada setor do mercado, incluindo o da moda. Integrado a esse mercado nos anos 90, o fashion PLM é essencial para otimizar os processos utilizados dentro das empresas, e é uma funcionalidade disponível na Umode.

Atualmente, associada à tecnologia, essa estratégia de gestão é fundamental para a indústria da moda e para o processo de desenvolvimento e produção de peças. Quer saber mais sobre o que é o PLM e como funciona o PLM na moda? Confira agora!

O PLM traz diversos benefícios para o mundo da moda
O PLM traz diversos benefícios para o mundo da moda | Foto: Freepik

O que é o PLM?

Em português, PLM significa Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto. Nesse gerenciamento, são planejadas todas as etapas do ciclo de vida do produto, incluindo a concepção, a fabricação, o descarte e a reciclagem do item pelo consumidor final.

Com o auxílio da tecnologia, por meio de plataformas digitais, e com o compartilhamento de dados avançados, o PLM automatiza tarefas simples e possibilita uma análise detalhada de cada etapa. Ele junta ferramentas e táticas que coordenam os processos, as pessoas e as informações ligadas ao ciclo de vida de um produto.

O objetivo do PLM é integrar as pessoas com os projetos, organizando dados e fornecendo informações precisas, para que a empresa oriente suas ações com os clientes, fornecedores, parceiros e distribuidores. Isso tudo de uma forma integrada e em tempo real, com uma rede ampla de informações, em um banco de dados colaborativo, acessível a qualquer momento por colaboradores e gestores.

Além da possibilidade de alcançar os objetivos da estratégia de gestão, devido a essas informações, é possível ter uma visão completa das etapas do produto, englobando todos os setores da empresa. Assim, o PLM unifica os dados e integra todos os aspectos da produção.

Como é aplicado o PLM
Como é aplicado o PLM | Foto: Freepik

Como é aplicado o PLM na moda?

Dentro da indústria da moda, fala-se de fashion PLM. Nele, há o compartilhamento de dados avançados e voltados especificamente para cada parte do processo de criação e prototipagem da coleção de moda. Existe uma integração entre todas as fases da cadeia produtiva da peça de roupa para a gestão de coleções e para a indústria têxtil e seus segmentos.

O PLM na moda é voltado ao processo de criação, confecção e gestão da coleção de moda, de acordo com a ficha técnica de moda de cada coleção e temporada. Assim, o fluxo de informações e os procedimentos são otimizados para a tomada de decisões mais precisas sobre os produtos. As tarefas são automatizadas e é possível fazer uma análise de cada etapa do planejamento.

Dentro da indústria da moda, o fashion PLM integra os setores de produção, desde a concepção estilística, passando pela modelagem e aprovação, até o lançamento. Ele também integra fornecedores, pessoas envolvidas no processo de produção, dados do mercado e sistemas de negócios, junto ao histórico completo dos produtos e das empresas parceiras.

Por isso, é possível ter total controle sobre a rede de informações e os bancos de dados de todas as etapas da produção. Gerenciando o ciclo de vida do produto, pode-se otimizar o planejamento do mercado fashion, tanto no varejo quanto no atacado. A performance de qualidade, de produto ou de serviço é medida e transformações podem ser feitas, trazendo resultados sólidos.

 Etapas do ciclo de vida do produto

Desenvolvimento

É a etapa baseada nas ideias e na concepção. O estilista utiliza sua criatividade para colocar em prática as ideias para a coleção ou cria um conceito que unifica as peças. A junção de novas ideias e hipóteses resulta em um produto pronto para ser aprovado e introduzido ao mercado. Aqui, o fashion PLM auxilia na organização e o gerenciamento de todas as ideias em um único acervo, facilitando a troca de informações, o acesso e a introdução de novas perspectivas.

 Introdução

É a etapa de introdução do produto no mercado. Nela, entram em ação as estratégias de venda e de marketing. Por meio do PLM, é possível repassar as informações para toda a equipe, coordenar as atividades de marketing e aumentar o grau de consciência dos outros setores sobre o assunto.

 Crescimento

A etapa representa a escala do produto em termos de vendas e reconhecimento. É a que mais exige envolvimento e liderança voltada ao item de moda, evitando retrocessos ou uma curva de crescimento menor do que a projetada.

Manutenção

Também chamada de maturidade, é o momento do ciclo do produto em que ele atinge o máximo de seu potencial. Ele está maduro, conhecido e precisa de ações conjuntas e programadas para que ele se mantenha no ápice pelo maior tempo possível. O fashion PLM nessa etapa funciona como ferramenta de integração, e adia a chegada da etapa final.

Declínio

É a etapa que encerra o ciclo de vida do produto. Ele deixa de ser relevante de maneira gradativa, e surge a necessidade de substituição. O ciclo é reiniciado e os processos de gerenciamento do PLM começam outra vez.

Benefícios do fashion PLM

O gerenciamento do ciclo de vida do produto traz diversas vantagens no mercado da moda. Veja algumas delas:

  • Controle de gestão mais efetivo;
  • Eliminação de processos manuais;
  • Sistema de comunicação integrado;
  • Integração e maior conhecimento sobre o ciclo de produção;
  • Aumento na interatividade entre setores distintos;
  • Assertividade na tomada de decisões;
  • Redução de custos;
  • Aumento da velocidade de entrada no mercado;
  • Melhoria na visibilidade da marca;

Umode

A Umode é uma plataforma digital 100% brasileira que utiliza o fashion PLM para ajudar estilistas no processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, desde o briefing até os pilotos. Com a plataforma, é possível agilizar, organizar e facilitar a rotina dos times de criação, sendo a solução perfeita para você digitalizar o desenvolvimento das suas coleções.

De maneira transparente, centralizada e fácil, a Umode te ajuda a aumentar a produtividade e gestão da sua marca. Ela disponibiliza a gestão à vista, de atividades e de prazos, o controle do status de cada produto, ficha técnica on-line e padronizada, busca de novos fornecedores e informações sobre as tendências do mercado da moda.

Além de introduzir o PLM na moda por meio do fashion PLM, a Umode conta com diversas outras funcionalidades, por exemplo, fábricas PL, mapa de coleção automatizado e análise de preço e coleção. Tudo isso para você desenvolver as melhores coleções e obter os melhores resultados sólidos!

Entre em contato, clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: