U.Mode

Saiba quais são os tipos de segmentação e como aplicá-las em canais digitais

A estratégia da segmentação de clientes é uma forte aliada para aqueles que buscam aumentar as vendas e melhorar a comunicação da empresa. Se você quer aprender como funciona e como aplicar essa técnica nos canais digitais, fique de olho nesse artigo.

O que é segmento de clientes no Canvas? | Foto: Freepik.

O que é a segmentação de clientes?

O termo segmentação de clientes refere-se à estratégia de separar os clientes ou potenciais clientes em grupos menores (nichos) de acordo com suas características em comum. A intenção é desenvolver uma comunicação mais assertiva da empresa, visando o aumento de vendas.

Tipos de segmentação e como aplicá-las em canais digitais

A segmentação de clientes pode ser feita de diversas formas, por exemplo: dividir entre clientes antigos e clientes novos. Ou, então, clientes com potencial financeiro maior e menor. Uma loja de papelaria pode catalogar seus consumidores como “crianças/adolescentes na fase escolar” e “universitários”. Tudo isso vai depender do ramo da empresa e sua área de serviço.

Existem diversas formas de como definir os segmentos de clientes, são elas: Segmentação Geográfica, Segmentação Demográfica B2C e B2B, Segmentação Psicográfica e Segmentação Comportamental. Saiba mais sobre essas maneiras a seguir:

Segmentação Geográfica

A Segmentação Geográfica leva em conta a localização – como cidade, estado e país – da empresa ou comércio. É importante considerá-la, pois ela pode ajudar a definir estratégias de comunicação que envolvam feriados regionais ou nacionais e horários de funcionamento do local. 

Estes fatores são muito importantes para que a estratégia tenha efetividade.Por exemplo, algumas cidades consideram o aniversário do município como feriado local. A Segmentação Geográfica evita que sua empresa, dependendo do ramo, cometa o erro de abordar o cliente no meio do feriado.

Segmentação Demográfica B2B e B2C

A Segmentação Demográfica considera características claras do público-alvo. Em empresas que atuam no ramo de B2C, leva-se em conta fatores como idade, gênero, ocupação – como o caso da papelaria que atende desde crianças na escola até jovens na universidade – entre outros fatores. 

Enquanto isso, empresas do ramo B2B consideram características como potencial financeiro dos seus clientes, se a empresa é jovem ou antiga, porte da empresa, número de funcionários, ramo de atuação, entre outros.

Segmentação Psicográfica

É a estratégia de segmentação de clientes que leva em conta fatores como valores, crenças, personalidade e estilo de vida do público-alvo. 

Uma empresa de protetores solares anti-idade biodegradáveis, por exemplo, pode dividir seus clientes entre jovens engajados com o meio ambiente, que buscam produtos que não poluem a natureza, e adultos que querem se proteger contra a ação do sol na pele, evitando rugas. 

A forma de comunicação para estes dois grupos, será diferente por conta dos seus valores e motivações. Para ser assertivo, é necessário segmentá-los e adaptar a linguagem para cada um deles.

Segmentação Comportamental

A estratégia de segmentação de clientes de acordo com o comportamento leva em consideração a interação deles com a sua empresa. 

Clientes fregueses, que compram com a marca constantemente há anos, clientes que compraram uma vez e não retornaram, ou então os que não chegaram a fechar a compra, todos eles possuem uma forma de interação diferenciada. Para cada um destes casos deve ser aplicada uma estratégia de abordagem e comunicação exclusiva.

O que é segmento de clientes Canvas?

“Canvas” é uma abreviação para o nome da ferramenta “Business Model Canvas”, por onde são feitos os modelos de negócios das empresas, trazendo organização e integração de todas as partes de um empreendimento. 

O segmento de clientes no Canvas, é um dos principais elementos presentes no modelo de negócios, junto a outros vários fatores, como canais de distribuição e fontes de receita. 

Para que serve a segmentação de clientes?

A segmentação de clientes serve para que as empresas consigam adaptar sua forma de comunicação para cada nicho de consumidores, sem perder nenhuma oportunidade de venda. Podem-se aplicar estratégias exclusivas de prospecção quando se conhecem as características do seu público-alvo, sua localização e sua forma de interação com a empresa.

Conhecer o perfil do seu cliente também facilita na hora de decidir como abordá-lo. Se é mais efetivo se utilizar de canais digitais como e-mails e redes sociais, ou contato direto por telefone, por exemplo. É importante sempre se adaptar ao perfil da empresa e particularidades do cliente ou o segmento em que está inserido.

Uma comunicação direcionada também estabelece uma aproximação, gerando fidelidade e confiança, além de proporcionar uma ótima experiência de compra. O cliente passa a te enxergar como uma autoridade no ramo, podendo recorrer à sua empresa sempre que necessitar de algum serviço. A fidelidade fará com que ele sempre retorne, trazendo um maior lucro para a empresa.

Como aplicar a segmentação de clientes em canais digitais

Como definir segmento de clientes em canais digitais?  | Foto: Freepik.

O primeiro passo para iniciar a segmentação de clientes em canais digitais é levantar os dados de acordo com as 4 principais formas e segmentação (Demográfica, Geográfica, Comportamental e Psicográfica). 

Para isso, é importante um profundo estudo de público-alvo. Depois do levantamento de dados e o agrupamento dos clientes diante das características em comum, é a hora de pôr em prática a forma de comunicação adequada para cada grupo. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar na tarefa de como fazer segmentação de clientes em canais digitais.

Algumas fazem o trabalho de lead tracking, que basicamente consiste no mapeamento do comportamento do cliente nos canais digitais da sua empresa, como seu site. As ferramentas de publicidade on-line e pagas como Google Ads, Facebook Ads e Patrocinados do Instagram também auxiliam muito na tarefa de segmentar clientes em canais digitais. 

Além do investimento não ser muito caro, através delas é possível direcionar seus anúncios para um público-alvo específico, escolhido por você e separado pela plataforma – de acordo com o comportamento do usuário nas redes sociais ou pesquisas na internet. Esse mapeamento feito pelas próprias plataformas estuda os interesses dos clientes, já fazendo o trabalho de segmentação; você pode apenas selecionar qual desses nichos quer atingir. 

A Umode é uma plataforma especializada no segmento da moda que pode ajudar sua empresa a organizar suas coleções em canais digitais, gerenciando todo o processo de desenvolvimento desde o briefing até o piloto. Somar a eficácia de uma gestão hábil que a Umode pode proporcionar para a sua marca, com a assertividade da segmentação de clientes, é uma ótima estratégia para impulsionar vendas e atingir suas metas. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: