U.Mode

Sistema ERP: O que é, como funciona, tipos e plataformas

O sistema ERP ajuda na gestão da sua empresa de moda (Foto: Freepik)

Sistema ERP: O que é como ajuda sua empresa de moda?

O sistema erp facilita a gestão das etapas de produção e dos setores da sua empresa de moda e confecção. Por isso, confira abaixo, o que é o sistema erp, seus tipos e plataformas que oferecem esse serviço.

O que é o sistema e como ele atua nas empresas?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que traduzida significa “planejamento de recursos da empresa”. Ou seja, o sistema é erp é uma plataforma de gestão empresarial, que unifica todos os setores, facilitando a sua administração. Além disso, ele aumenta a produtividade e ajuda os gestores na hora de tomar uma decisão.

O sistema ERP tem, geralmente, módulos destinados para as seguintes áreas: compras e estoque, administrativo, vendas, financeiro, parte fiscal, gestão, frota, dashboards, entre outras. Algumas dessas plataformas, inclusive, terão funcionalidades CRM, que consistem em um conjunto de práticas e estratégias que visam uma boa gestão de relacionamento com o cliente. 

O sistema ERP é uma plataforma de gestão e atua tentando se adequar às principais necessidades da sua empresa. Como ele é modular, podemos encontrar, logo, módulos para várias finalidades. Para definir aqueles que melhor se encaixam no que a sua empresa precisa, faça um levantamento de toda a infraestrutura necessária para implantação do ERP, que pode variar de acordo com a plataforma e tipo de ERP.

Tipos de sistema ERP

1.Sistemas ERP legados

Esses sistemas são bem antigos, por isso, a sua manutenção é mais difícil. É preciso peças especiais, que podem ter saído de linha já há algum tempo. Esse sistema ERP não será capaz de acompanhar o crescimento da empresa.

2. Sistemas engessados

A vantagem desse sistema ERP é o seu preço, uma vez que são mais baratos. Por outro lado, eles não têm muitos acessórios. Dessa forma, também não darão suporte para a expansão da sua empresa. Provavelmente, mais tarde a sua empresa terá que ir atrás de outro sistema erp.

3. Sistemas gratuitos

Há sistemas erp que você não precisará desembolsar nada para adquirir. Mas, ao longo do tempo, eles costumam ter custos. Isso porque, na maioria dos casos, é preciso pagar uma consultoria. O sistema erp gratuito não atende muitas necessidades, levando as empresas a mudar mais tarde o tipo de plataforma.

4. ERP idealizado para Omnichannel

Esse sistema erp é o mais indicado atualmente por proporcionar um controle financeiro de produtos, fluxo de caixa, impressão de boletos e notas fiscais mais completo. Assim, supre tudo aquilo que a sua empresa precisa.

5. Sistemas verticalizados para um canal de negócio

Esse sistema ERP é indicado para franquias e lojas físicas. Ele tem funções relacionadas a promoções, controle de comissão e outras necessidades de uma empresa desse tipo. Contudo, a sua gestão não é muito específica, nem oferece um planejamento ideal.

6. Back offices 

Esse não é um sistema erp propriamente dito. Apesar disso, em breve, se tornará um. Além disso, os back offices já são uma grande ajuda para a sua gestão, quando somados a um sistema erp legado.

Sistema ERP | Foto: Freepik

A importância do sistema erp para a organização

1. Mais eficiência 

Com o sistema ERP, é possível automatizar tarefas do dia a dia, diminuindo os custos com mão-obra e operacionais. Tudo fica bem mais rápido e prático.

2. Segurança 

O acesso aos dados ficará restrito ao sistema ERP, que é seguro, tendo estratégias e regras para garantir isso. Há também mecanismos que avisam os gestores, caso um problema ou ação estranha seja detectada.

3. Fim da burocracia 

O trabalho burocrático é demorado e cansativo, mas um sistema ERP pode reduzir isso. Uma vez que essa plataforma reduz operações e rotinas organizacionais, além de automatizar ações, de modo a simplificar essas atividades burocráticas.

4. Diminuição de custos

Exatamente por automatizar atividades, aumentar a eficiência e diminuir a burocracia, os custos com mão de obra e operacionais ficam menores. Assim, o sistema ERP traz economia para a sua empresa.

5. Gerenciamento a distância 

Nem sempre é possível estar próximo da sua empresa. Mas com a ERP, proporcionando o controle sobre todas as atividades, isso não é o problema. Essas plataformas, geralmente, também contam com um aplicativo mobile que serve para você administrar a sua empresa de qualquer lugar que estiver.

6. Melhor atendimento ao cliente

Os colaboradores da empresa terão um aumento de eficiência com um sistema ERP. Isso, porque, eles terão acesso fácil e rápido às informações relevantes dos clientes, essencial para um bom atendimento.

7. Personalização e customização 

 O sistema modular ERP pode criar uma interface que atende especificamente a sua empresa, adaptando-se de forma personalizada às suas necessidades. A customização, também, ajuda na eficiência facilitando e tornando mais rápidas tarefas cotidianas.

Plataformas ERP

1.Millenium 

Esse sistema erp é especializado em Omnichannel. O millenium pode atender desde startups iniciantes até grandes e complexas operações multicanal. Além disso, essa é uma plataforma que proporciona uma ficha técnica detalhada, estratégias de CRM e modelos específicos para E-commerce.

2. Sisplan 

Já o sistema erp Sisplan foi criado para atender especificamente indústrias da moda de confecção de roupas. Ele ajuda você a lidar com tamanhos, cores, tendo módulos para o desenvolvimento de produtos, suprimentos, produção e faturamento. O maior diferencial do Sisplan é fazer um Planejamento Avançado e Programação da Produção com base em capacidade finita.

3. Microvix 

O erp da Microvix é mais indicado para redes e franquias, focando em uma boa comunicação entre franqueador e franqueado. Além disso, auxilia em processos financeiros, gerenciamento de estoque, automação de processos, ampliação do ticket médio, criação de campanhas de fidelização, integração das atividades ao e-commerce da loja e auxílio na tomada de decisões estratégicas. 

4. Totvs moda 

Completo e focado em empresas de confecção, o sistema erp Totvs moda  busca ajudar no atendimento das demandas operacionais e integrar todos os setores, desde as etapas de produção até a venda das peças nas redes de varejo. Entre eles confecção, fiação, tecelagem, tinturaria, lavanderia, atacado de Moda, distribuição, beneficiamento, lojas de departamento, franquias de moda, aviamentos, importação, lojas de calçados, estamparia, acessórios.

5. Vesto

Com o objetivo de manter a indústria de confecção, o sistema erp Vesto, dá importância, especialmente, para manter a empresa dentro da legislação, cumprindo os processos de controle necessários atualmente. Além de automatizar tarefas administrativas, simplificação do acesso a informações e o desenvolvimento do conhecimento da equipe.

Fashion PLM da Umode | Foto: Freepik

Fashion PLM da Umode

Gostou de saber sobre o sistema ERP ? A Umoode pode ajudar você a aumentar ainda mais a eficiência da sua empresa de moda, com a sua fashion PLM 100% brasileira. Isso porque, a fashion PLM da Umode digitaliza todo o desenvolvimento das suas coleções de moda, melhorando a sua gestão e eficiência durante a criação.

Também te dá uma visão de todas as etapas do processo, prazos e fichas técnicas padronizadas disponíveis o tempo todo para a equipe inteira, entre outras vantagens.

Entre em contato, clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: