U.Mode

Tendência de moda: as franjas estão de volta!

As franjas não são populares apenas nos estilos de cabelos femininos, mas também nas roupas! As roupas com franja são uma tendência da moda que começou na década dos anos 20, em que as mulheres conhecidas como melindrosas, pelo seu estilo de vida, passaram a usar essas combinações de roupa que são populares até os dias de hoje, mais de 100 anos depois! Conheça de onde veio a tendência de moda das franjas nos looks e visuais.

Lembre a tendência da moda nas franjas | Foto: We Fashion Trend

As franjas dentro dos looks e dos visuais surgiram de um motivo muito interessante e valorizado nos dias de hoje: as melindrosas eram vistas como mulheres mais independentes e empoderadas (em plenos anos 20, isso era um grande ato de coragem). Assim, usavam as franjas em seus looks para dar movimento quando dançassem e de fato se mostrarem presentes. Dessa forma, elas foram as primeiras mulheres representantes da ideia de feminismo na moda. Interessante pensar na união desse movimento com a moda, não é mesmo?

Mas, como sabemos que a franja nos looks é uma tendência atemporal, ela não ficou apenas na década dos anos 20. Na década dos anos 70, com a cultura hippie, ela surgiu de novo em jaquetas, botas e casacos. 

Mas mais uma vez, as franjas não se limitaram apenas a essa época. As franjas vieram com tudo nas passarelas de inverno de 2020. Muitas marcas de grife apostaram nessa tendência, como:

Prada | Foto: New Fashion
Stella McCartney | Foto: New Fashion
Salvatore Ferragamo | Foto: New Fashion
Bottega Veneta | Foto: New Fashion

Como usar looks com franjas?

As franjas dentro dos looks podem ser usadas por qualquer um e em qualquer estação do ano. Elas podem estar presentes tanto na roupa em si como nos acessórios, trazendo elegância, modernidade e tendência ao seu estilo.

Agora que vimos como as franjas se deram nos desfiles de moda e passarelas, vamos ver como podemos aderir a essa tendência em nosso guarda-roupa para não ficar fora da moda. 

Sabe aqueles looks handmade? Que é um visual mais artesanal? Muitas vezes, ele é feito de materiais como crochê e outros similares. Bem, você pode 100% adotar franjas nessas peças. Além disso, também pode usá-las em acessórios feitos com o mesmo material.

Vestido feito de crochê com detalhe em franja e acessório de bolsa também com franja | Foto: Pinterest

Outra forma de usar a franja nos nossos looks é vestir peças da moda country. Não é de hoje que sabemos o quanto esse estilo é adepto das franjas, por isso, podemos usar roupas e peças que apostam na franja no estilo country! 

É possível ver em jaquetas pretas, beges ou marrons com o detalhe na franja. O objetivo em usar peças como essas é justamente apostar no country, que tem essa característica muito forte e também muito linda. 

Outra dica que não pode faltar é: as franjas ficam ótimas em peças de roupa de tecidos materiais encorpados, que usamos muito no frio do inverno, como a lã! As roupas de frio com as franjas em seus detalhes estão na moda. Além de tudo, é uma ótima tendência para o outono inverno 2021.

Junção de lã e franjas | Foto: Enjoei

A franja está na moda em 2021?

Pode apostar que as franjas são um ótimo pedido para a moda de 2021 e você pode usar sem medo! Neste ano, a franja não vai estar presente apenas nas roupas, mas também em muitos acessórios, como bolsas e brincos. 

Como já vimos, as grandes marcas de grife apostam na franja, principalmente a Bottega Veneta, que nos desfiles apresentou peças casuais com a tendência da franja.

O que as famosas estão usando com a franja?

Como falamos no início do texto, as franjas são famosas por darem movimento às roupas. Assim, muitas blogueiras e famosas estão usando franjas em suas roupas e acessórios para estar dentro da tendência da moda e apresentar looks lindos e com um movimento que captura todos os olhares. A atriz Charlize Theron, dos filmes Mad Max e Velozes e Furiosos, esteve com um belo vestido com franja na festa da revista americana Vanity Fair, em comemoração ao Oscar. Seu look era da alta costura da Christian Dior.

As franjas do seu vestido são compridas e o look é composto por diversos acessórios | Foto: Fashionismo

Lembrando mais uma vez da questão do movimento, cantoras que dançam muito nas apresentações de suas performances, como fizeram Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl de 2020, são fãs dos looks com franja!

Seus looks com franja também tinham pedrarias para dar mais destaque ao visual | Foto: Hugo Gloss

Já a modelo Aline Riscado usou e abusou das franjas no carnaval! Para divulgar sua participação na escola de samba Unidos da Santa Isabel, ela postou uma foto com um cropped preto belíssimo, e claro, repleto de franjas.

Umode

Você gostou dessas dicas sobre o uso das franjas e da moda outono inverno 2021? A Umode é uma plataforma de fashion PLM 100% brasileira, que ajuda pessoas que trabalham nas criações da moda, como estilistas. Nossa plataforma é a solução perfeita para digitalizar e facilitar o trabalho das suas coleções. Conheça mais sobre a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: