U.Mode

fashion plm

Coleção de moda: 6 maneiras de melhorar o seu croqui!

Você sabe o que é um croqui de moda? Se você é um estilista ou profissional da área, com certeza deve saber. Mas se você é um consumidor que apenas encontra a linda peça exposta na loja, saiba que no croqui é onde esta roupa nasce. Também chamado de desenho artístico ou croqui de estilo, é onde a moda floresce com todos os detalhes de emoções e inspirações do artista que a faz.

Os croquis são o ponto inicial da criação de uma peça de moda | Foto: Unsplash

O que é croqui?

Isso faz parte do fashion PLM, Product Lifecycle Management, em inglês ou Gestão do Ciclo de Vida do Produto, em português.

Basicamente, é a preocupação do mercado de moda em todo o processo de criação da peça. Funciona com o objetivo de otimizar o fluxo de informações e procedimentos provenientes da ficha técnica de moda de cada coleção e temporada.

Afinal, o que é croqui? Dentro do processo de criar uma roupa, há uma etapa muito artística e livre, que é justamente este primeiro rascunho onde o estilista coloca sentimentos, referências, inspirações e experiências para criar uma roupa.

Essa etapa é chamada de croqui e é uma das mais importantes no processo de uma coleção de moda. Se você é um estilista, gerente de produtos, assistente de estilo ou até mesmo marcas dentro do mercado da moda, preste bastante atenção nas dicas que vamos dar para melhorar o seu croqui e os seus desenhos!

6 maneiras de melhorar seu croqui

1. Comece de onde você está!

Um grande problema de processos artísticos, independente de qual seja, é justamente o bloqueio criativo. Se você está começando a fazer croquis de coleção de moda, não se preocupe! É necessário que você deixe sua inspiração guiar seu desenho. Muito mais do que técnica ou talento, você precisa permitir o que você tem disponível no momento ser a base de seu desenho.

Como já dissemos, um croqui é composto por inspirações e emoções. A técnica e o aperfeiçoamento podem (e devem) vir após isso! Comece apenas com um esboço do que sua mente criou e, após isso, vá para um croqui mais detalhado e depois aperfeiçoe seu desenho técnico!

2. Invista!

Como em qualquer área que desejamos avançar e aprender mais, devemos investir nosso tempo, disposição, estudo e dinheiro! Se você tiver essa possibilidade, procure cursos de desenhos. Isso com certeza te ajudará a fazer croquis cada vez melhores.

De fato, o desenho pode ser uma etapa complicada, passar muitas informações de peças, cores e tecidos por um “simples” desenho é um grande desafio. Portanto, não pense duas vezes em desenvolver suas habilidades!

3. Faça diferentes composições

Antes de começar qualquer arte, nossa mente a compõe em como imaginamos que ela seja! Aproveite isso e use ao seu favor. Por exemplo: se você deseja criar uma peça mais leve, como se fosse na primavera, pense em uma pose para seu manequim que acompanhe essas características.

Essa dica pode ser muito transformadora para suas coleções de moda terem mais vida, exatamente como você as imaginou.

Croqui é o desenho que revela a ideia e o conceito de uma nova coleção de moda

4. Encontre o seu estilo!

Cada estilista tem seu estilo próprio e trabalha a partir disso. Tenha suas referências e se inspire, mas respeite o que seu estilo for! Não adianta você ser mais adepto a tais traços, desenhos ou tecidos e querer ser como outro artista que faz diferente.

Isso pode ser muito negativo para seu processo de criação, como se estivesse reprimindo o que já está dentro de você. E claro, na hora de passar para o papel, você obviamente não vai se agradar do que acabou de desenhar.

5. Esqueça a perfeição

O próprio nome do croqui já diz: “rascunho”. Fazer traços imperfeitos que não te agradam em um rascunho é perfeitamente normal e saudável. Largue a mão da borracha e deixe a criatividade rolar!

Uma boa dica para você colocar em prática e permitir que isso aconteça é começar seus croquis com linhas livres que não limitem a sua criação e largar a mão da base de bonequinhos em formato de palitos! Eles restringem seu desenho e têm a tendência de mostrar que seus traços estão tortos e errados.

6. Treine com revistas

Essa dica é mais prática e simples, mas com certeza vai fazer você aprender cada vez mais. Baseada em uma técnica criada pela estudante de moda, Letícia Abreu, basta você pegar revistas e começar a desenhar as poses das modelos. Isso te ajudará na técnica de desenho e na versatilidade de poses para melhorar seus croquis!

Conheça a plataforma de fashion PLM da U.Mode

O que achou das nossas dicas sobre 6 maneiras de melhorar  seu croqui de moda? Se você gostou, acesse aqui o site da U.Mode e veja muito mais! A plataforma de fashion PLM da U.Mode é 100% brasileira e traz a solução perfeita para você que é estilista e artista digitalizar o desenvolvimento de sua coleção de moda!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: