U.Mode

desfile de moda

Calendário da moda em 2021: confira a agenda de eventos

Quem trabalha no mundo fashion sabe a importância dos grandes eventos de moda para o setor. As semanas de moda ao redor do mundo são uma grande vitrine para o trabalho de estilistas e outros profissionais. Devido a pandemia, a maioria funcionará de forma online e, consequentemente, ficará mais acessível ao público. A seguir, fique por dentro do calendário da moda em 2021!

fashion plm
desfile de moda
O calendário da moda em 2021 promete ser um sucesso, apesar da pandemia | Foto: Unsplash

Para além da relevância do mundo fashion, há ainda a questão financeira. Somente a London Fashion Week movimenta cerca de 269 milhões de libras esterlinas, o que equivale a R$1.9 bilhões. Diante de todo o poder que os eventos de moda têm na carreira de muitos profissionais, nada mais previsível do que a grande expectativa pela divulgação do calendário da moda.

A ansiedade pelas novidades vai além de quem trabalha na área e atinge também os amantes da moda. Para a felicidade geral, 2021 já começou com diversas semanas fashion definidas. Claro que, ainda por conta da pandemia, muitos eventos serão totalmente digitais. Aqueles que optaram pelos eventos presenciais, não terão a presença de público. Confira a lista, a seguir!

Semana de Moda Masculina de Milão

O primeiro grande evento do mundo da moda em 2021 é a Semana de Moda Masculina de Milão. Os desfiles ocorrem entre os dias 15 e 19 de janeiro. Logo no primeiro dia, Ermenegildo Zegna mostra o seu trabalho que ultimamente vem se comprometendo com os princípios da sustentabilidade.

Das 37 marcas que se apresentarão no evento, apenas 5 terão desfile físico. Entre essas, está a Prada, que tornará público o segundo trabalho em parceria com o estilista Raf Simons. Já a Semana de Moda de Milão está prevista para acontecer entre os dias 23 de fevereiro e 01 março, com apenas 40 marcas. O evento manterá o mesmo formato da semana de moda masculina.

Semana de Moda Masculina de Paris

A semana de moda masculina parisiense acontecerá entre os dias 19 e 24 de janeiro sem a presença de público, porém com transmissão pela internet. Quem abrirá o evento será a Berluti, enquanto a Celine ficará responsável pelo encerramento.

Outras conceituadas marcas estarão presentes, como a Vallette Studio, Taakk e Wales Bonner. As roupas apresentadas nos desfiles chegarão às lojas brasileiras apenas na metade de 2022. Já na Europa e na América do Norte, as coleções estarão disponíveis a partir de setembro de 2021.

Semana de Alta Costura de Paris

Já colado no último evento da moda local, acontecerá a Semana de Alta Costura de Paris, entre os dias 25 e 28 de janeiro. Para quem gosta de estreias, o evento trará o estilista Sterling Ruby. No entanto, nem todos os importantes nomes da alta costura estarão presentes. Tamara Ralph e Michael Russo não atenderão ao evento por conta da pandemia. O circuito internacional deve terminar até o dia 09 de março.

Semana de Moda de Nova York

O calendário da moda de 2021 ainda não foi divulgado, porém as datas já foram definidas. A Semana da Moda de Nova York está prevista para acontecer entre 15 e 17 de fevereiro. A duração mais curta se deve à pandemia.

Semana de Moda de Londres

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, acontece a Semana de Moda de Londres. Para felicidade do público, o evento será transmitido pelo site da London Fashion Week. No endereço eletrônico também haverá entrevistas com designers, podcasts, e-commerce e fotos das coleções.

Vantagens do formato online

A pandemia obrigou muitas atividades a se adaptarem ao formato digital, o que não agradou a todos. No entanto, para quem sempre sonhou em assistir um desses grandes eventos, o novo formato pode ser excelente. As semanas da moda podem acabar sendo restritivas por conta do alto custo financeiro e do tempo com deslocamento.

A versão digital, contudo, permite que uma pessoa com menos recursos financeiros assista a esses eventos de moda sem precisar gastar uma fortuna. Do mesmo modo, quem tem uma agenda cheia poderá apreciar os desfiles nos intervalos dos seus compromissos.

Um amante da moda que mora no Brasil, por exemplo, precisaria de aproximadamente uma semana longe de casa para assistir aos desfiles. Esses sete dias são referentes apenas ao deslocamento e aos desfiles. O tempo gasto com a preparação da viagem seria ainda maior. Além disso, uma razoável quantia seria gasta para assistir as respectivas semanas de moda. Agora, no entanto, essa pessoa pode ter o melhor da alta costura de graça e sem perder tempo com deslocamentos.

Portanto, não perca a oportunidade de acompanhar o calendário da moda em 2021 e aproveite as transmissões online. Tenha o melhor da catwalk e do mundo fashion na sua casa!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: