U.Mode

Saiba em quais lugares buscar inspiração para sua coleção de moda

No mundo fashion, a inspiração para criar uma coleção de moda pode surgir de qualquer lugar, contexto e situação. Pode ser por meio de um olhar minucioso e atento ou pode ser de onde você menos espera e imagina. Para criar uma coleção de moda, é preciso saber qual o seu estilo, além de saber se a proposta do seu projeto é flexível ou com limites bem definidos. Neste texto, você vai aprender como criar uma coleção de moda e em quais lugares pode buscar inspiração!

Tendência de moda: saiba como buscar inspiração para sua coleção de moda no dia a dia. | Foto: Freepik/freepic.diller.

O que é coleção de moda?

Quando estamos falando de moda, um conceito bastante utilizado, independente da temporada ou estação, é o de coleção. 

Uma coleção de moda nada mais é do que um conjunto de roupas, bolsas, sapatos e acessórios que possuem características parecidas por fazerem parte do mesmo contexto de criação de um estilista. Ou seja, são peças que partem de uma única inspiração. O estilista monta um conglomerado de peças similares para construir e passar uma ideia ou reflexão específica para os seus consumidores. 

Por meio das coleções de moda, os estilistas constroem as suas marcas e personalidades fashion no mercado, fazendo com que o reconhecimento seja baseado no conceito geral que foi construído. 

Porém, existe uma distinção entre os tipos de trabalho que um estilista pode desenvolver. A personalidade fashion que é criada segue as tendências de moda e mercado em vigor de cada época, ou seja, ela está em constante mudança, acompanhando o ritmo do que está sendo considerado “na moda” pelos consumidores. 

Mas, também existe a linha básica, que é constituída por peças mais “simples” que são consideradas atemporais, pois nunca saem de moda e o público consumidor não costuma enjoar, visto que carrega o conceito de moda do dia a dia.

Mas, para ter inspiração e criar uma coleção de moda, é preciso muito mais do que simplesmente escolher um contexto e montar alguns looks. É necessário ter conhecimento sobre o contexto mundial, tecidos, tendências em alta, entre outros. É um processo que engloba áreas diversas.

Criação de uma coleção | br.freepik

Como criar uma coleção de moda?

Depois de entender o que é coleção de moda, é preciso saber como criar uma coleção sem perder a inspiração. Então, a seguir, veja o passo a passo de como criar uma coleção de moda!

Compreenda a dificuldade

Entenda que não vai ser um trabalho simples, rápido e fácil de ser desenvolvido, vai demandar tempo e dedicação, além de que a inspiração para alcançar seus objetivos não vai surgir como num passe de mágica, vai necessitar de muita pesquisa e estudo acerca de tendências de moda e contextos sociais.

Conheça o mercado

Para ter inspiração e montar uma coleção de moda, é importante entender e analisar o contexto de mercado no qual você está inserido, qual o estilo e potencial de possíveis concorrentes e qual seria o ponto de destaque dos seus produtos em relação aos produtos do mercado.

Defina o tipo de perfil de consumidores que você almeja atingir

É interessante criar uma persona que tenha características de personalidade definidas e analisar que tipo de produto chamaria a atenção desse tipo de público específico, podendo assim, direcionar suas criações de moda e obter mais êxito, focando em um nicho de mercado específico e característico.

Faça uma busca de bons fornecedores

É de conhecimento geral que no mundo do comércio é muito fácil encontrar pessoas dispostas a faltar com a honestidade na hora de fechar um negócio, por isso é importante analisar bem em quais tipos de produto e comerciante você vai investir seu dinheiro. O ideal é buscar uma pessoa de confiança, tanto em relação às finanças, quanto em relação à qualidade do material que você está adquirindo.

Crie esboços e modelos

Nesta etapa, você vai testar suas inspirações, as ideias que foram construídas na sua cabeça a respeito da sua coleção de moda, no papel. É interessante realizar combinações de cores e estilos e fazer um esboço de como será sua coleção de moda.

Desenvolva testes e peças-piloto

Uma ideia que pode ter soado ótima no papel, quando concretizada nos tecidos, pode não ficar tão boa quanto o esperado. Por isso, é importante desenvolver peças que tenham a função de analisar se o trabalho em si está tão bom quanto o imaginado.

Confeccione os produtos

Após analisar e confirmar se as peças realmente estão dentro do imaginado, é hora de começar a confeccionar toda a coleção de moda. Esse pode ser um trabalho solitário ou você pode contar com a ajuda de uma equipe.

Revise todos os materiais

Após confeccionadas, faça uma revisão para ver se nenhuma falha passou despercebida e se as peças estão realmente dentro do padrão de qualidade.

Comercialize e divulgue

Após o lançamento, comece a fazer a divulgação da sua coleção, contate amigos e familiares, utilize as redes sociais para alavancar a visibilidade dos seus produtos, faça parcerias por meio de permutas. Tudo isso para aumentar a busca pelas suas peças e fazer você comercializar bem sua coleção de roupas.

Avalie e monitore os resultados

Ao longo das vendas da coleção, faça uma análise de lucratividade, veja quais peças fizeram mais sucesso, em qual nicho social você teve maior popularidade, em resumo, quais os resultados da sua coleção de moda.

Defina o tema da sua coleção | foto:freepik

Como criar um tema para coleção de moda?

Criar um tema para a coleção também faz parte do passo a passo de criação, mas, neste texto, esse aspecto específico terá um destaque especial.

O tema é o foco da sua coleção de roupas, todo o resto é baseado nele. Então, é comum que surjam dúvidas sobre como criar um. 

Para isso, você deve fazer uma busca de referências visuais que considera como uma inspiração e montar, por meio de um planejamento de coleção, quais os objetivos específicos da sua coleção, o pensamento e reflexão nos quais ela se baseia e qual identidade visual você planeja lançar.

Fazendo isso, você conseguirá criar temas arrasadores para suas coleções. Basta ter foco, tranquilidade e buscar inspirações. 

6 lugares para buscar inspiração para sua coleção

E, por falar em inspirações, agora que você já sabe tudo sobre criar uma coleção de moda, veja, a seguir, 6 lugares para buscar inspiração!

Marcas de roupa e desfiles

É observando o trabalho de outros estilistas que a inspiração pode ganhar vida, formato e cor na sua cabeça.

Cinematografia e fotografia

As produções cinematográficas e as fotografias representam uma infinidade de contextos e estilos diferentes, e pode ser a partir de um nicho cinematográfico ou fotográfico específico que pode surgir a inspiração.

Revistas e catálogos

A inspiração pode surgir a partir de um editorial feito para uma revista ou um catálogo específico de moda.

Pesquisas e relatórios

É por meio das pesquisas que as tendências de moda são reveladas e pode ser a partir disso que, usando as opiniões populares, você encontre a inspiração para montar a coleção.

Sites, blogs e redes sociais

Todos os dias, pessoas postam fotos de seus looks e falam sobre tendências de moda na internet, isso pode servir como inspiração por apresentar uma vasta diversidade de estilos.

Meio ambiente

Existe uma ampla diversidade de cores e texturas no meio ambiente e baseando-se nele podem surgir ideias que sirvam como inspiração.

Como dar um nome para sua coleção de moda?

Agora que você sabe como criar uma coleção de moda e já conhece os melhores lugares para buscar inspiração, é hora de aprender a nomear sua coleção. Veja algumas dicas que podem te ajudar:

  • Reúna referências a partir de coisas que você aprecia e servem de inspiração;
  • Utilize as ferramentas certas, tais como mapas mentais e brainstorming;
  • Use técnicas de criatividade, juntando duas palavras ou usando as características específicas da sua coleção;
  • Complemente com um slogan que faça as pessoas fazerem a associação com a sua coleção assim que a verem ou ouvirem;
  • Peça opiniões de pessoas próximas.

Além das dicas e diretrizes apresentadas no texto, existem alguns complementos tecnológicos que podem ajudar na organização da parte técnica da sua coleção. São eles: Fashion PLM e ERP. 

Ambos são sistemas apresentados em forma de plataforma digital que integram pessoas ao projeto e otimizam as informações importantes sobre a coleção de moda, facilitando a organização de todas as etapas do processo de criação. Um exemplo de plataforma que ajuda na organização de uma coleção é a Umode, que usa a melhor tecnologia para te auxiliar na criação das melhores coleções de moda!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: