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O que é uma análise de concorrência no setor de moda?

Em qualquer empresa que você crie ou trabalhe, haverá uma certa concorrência, e no mundo da moda não seria diferente, já que as concorrências são bem maiores. Mesmo que se fale de lojas de roupas de esporte, ou algo mais casual ou mais refinado, a concorrência vai estar presente. Saber fazer uma análise de concorrência, estudar e analisar, é crucial para poder crescer como empresa ou  também para ser melhor do que as outras lojas que estão no ramo, para conseguir mais clientes. 

A análise de concorrência é importante também para ter aquele diferencial que vai chamar a atenção do público e melhorar seu estoque, até mesmo na qualidade dos seus produtos. Assim, saberá mais sobre detalhes que podem ser adicionados ou modificados. 

E esta matéria especial da Umode vai te dar todas as dicas e explicações sobre essa análise de concorrência moda. Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto a seguir! 

Fashion PLM e ERP: tudo o que você precisa saber sobre a análise de concorrência na moda. | Foto: Freepik.

O que é análise de concorrência?

Uma análise de concorrência é como uma análise de mercado, é saber o mais detalhado possível sobre sua concorrência, como: estilos de roupas que vendem, quantas coleções lançam por ano, disponibilidade de tamanhos, atendimento, preços, como funciona o marketing da loja concorrente, tecidos que usam. Quanto mais souber dos concorrentes – através de uma análise de concorrência -, melhor será para você e seu negócio. 

Análise de concorrência é nada mais, nada menos, do que uma forma de conseguir clientes e mostrar sua posição perante o mercado. Assim, você terá mais claro algumas questões como o que fazer e onde, na hora de montar seu plano de marketing, ou qualquer outro planejamento que seja estratégico para a sua loja. Logo, fazendo com que você e a sua empresa evoluam e mostrem o seu diferencial, quando cada detalhe se faz essencial na hora de ser diferente e o mais agradável possível para o cliente. 

Como fazer análise de concorrência no setor de moda?

Quando chega a hora de construir uma análise de concorrência, é muito importante que se pesquise e corra atrás das informações. Por isso, a U.Mode preparou uma lista de itens que devem ser importantes na hora de se construir essa análise de concorrência! Confira:

  • Defina seu público;
  • Faça comparação de produtos;
  • Define seus objetivos para a análise de concorrência;
  • Busque saber como funciona o marketing digital dos seus concorrentes;
  • Busque criar um planejamento de coleção;
  • Saiba a disponibilidade de tamanhos, estilos de roupas que seus concorrentes vendem;
  • Busque analisar os preços;
  • Se possível, saiba se há algum desconto nas lojas concorrentes;
  • Saiba quais varejos ou tecidos que as lojas usam ou buscam; 
  • Busque referências diferentes e que te agradem;
  • Entreviste clientes;
  • Analise as redes sociais;
  • Análise de embalagem;
  • Analise as formas de pagamento disponíveis.

Você também pode ampliar essa lista de análise de concorrência, vai depender do quanto você quer e precisa saber sobre seu concorrente, e de quanto você está nessa pesquisa. Contudo, vale reforçar que o foco sempre é o crescimento como empresa. 

Qual a importância da análise de concorrentes de moda?

Mesmo que muitos achem essa análise de concorrência desnecessária, vale dizer que essa análise pode ser seu diferencial. Essa análise de concorrência pode te fazer enxergar onde há falhas no mercado e agradar esses clientes, chamando a atenção para sua loja, sua empresa será capaz de dar melhores condições para os clientes, sejam eles novos ou fiéis à sua loja. 

Além de que um dos benefícios dessa análise de concorrência de mercado é que, com ela, você é capaz de aumentar suas vendas, fazer seu lucro crescer e melhorar seu nome no mercado de moda, apresentando aquele diferencial essencial, sem falar na segurança que você terá ao fazer as melhoras na sua loja. E também, muitas dessas informações da análise de concorrência podem ser úteis na construção de outros planos, como planejamento de marketing, planejamento de coleção, entre outros que possa ter e construir. 

E quando se fala dessa análise de concorrência dentro do universo da moda, ela ainda se faz mais necessária, já que esse mercado é algo que sempre está mudando e crescendo com muitas novidades. Por isso, é muito importante que esteja por dentro de tudo e sempre busque agradar seus clientes e atender ao máximo as suas expectativas. 

Foto: freepik.com/free | Ferramentas que podem ajudar na sua Análise de Concorrência

Ferramentas que podem ajudar na análise de concorrentes no setor de moda

Existem ainda algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de fazer essa análise de concorrência e que podem facilitar essa construção. Além do mais, há outras utilidades para essas ferramentas online. Conheça mais adiante:

  • Ubersuggest: ele vai te ajudar a achar palavras-chave que podem alavancar sua empresa. 
  • Alexa: ela vai te ajudar a entender melhor seu mercado, ela é uma ótima pedida, pois revela os dados demográficos do público e o ranking do site em países específicos.
  • Peps: essa ferramenta entende que as mercadorias mais antigas devem ser vendidas antes das mais novas, e pode te ajudar na hora das vendas e com a análise de concorrência.

Umode: além de te deixar por dentro das tendências do mundo da moda, a empresa pode te ajudar na gestão de estratégias e acompanhar todo o seu processo por PLM, proporcionar uma ficha técnica, um mapa de coleção automatizado e dar uma análise dos preços do mercado da sua região. Com o intuito de facilitar a vida de empreendedores da moda, a U.Mode vai te ajudar a saber seu diferencial, crescer e se desenvolver como marca!

Conheça a Umode

Agora que você já sabe a importância de uma boa análise de concorrência, você precisa conhecer a Umode. Ela é uma plataforma que ajuda estilistas no processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, organizando e agilizando as composições.

Mas isso só é possível porque, na plataforma da U.Mode, todo o time de criação tem acesso às etapas de criação, a relação de tarefa e pessoa responsável por ela, análise do pré-custeio da coleção e muito mais. Se você trabalha no mercado da moda, traga a sua marca para a U.Mode, saiba mais sobre gestão de estoque e permita-se criar de maneira mais organizada a análise de concorrência.

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