Marketing de moda: o que é? Para que serve? Como funciona?

Mesmo que você não esteja há muito tempo no mercado da moda, é muito provável que já tenha percebido a importância do marketing de moda.

Pense nas grandes marcas que você conhece. O que vem à sua mente quando você pensa nelas? Há uma grande chance que seja em uma de suas propagandas ou ações de marketing.

Isso não é à toa. O marketing de moda é essencial para o setor, principalmente para os e-commerces, afinal, a estratégia mantém a marca desejada pelos clientes. 

Mas, se você não sabe muito bem como o marketing de moda funciona, não se preocupe.

Neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o marketing de moda, desde as perguntas mais básicas, como “o que é marketing de moda?”. Continue a leitura e aproveite!

Descubra tudo sobre marketing de moda. | Foto: Freepik/lookstudio.

O que é o marketing de moda?

O marketing de moda é um modelo de comunicação de moda específica para o setor, por conta da velocidade do mercado. Pense, por exemplo, nas coleções primavera-verão.

Uma determinada marca faz um plano de marketing moda praia durante esse período, mas não poderá usar esse conteúdo de moda o ano inteiro, pois logo chegará a coleção outono-inverno e a primeira estratégia não se adequaria. 

Além das mudanças das estações, ainda existem as mudanças de desejos dos clientes. Como é possível observar, as rápidas tendências do mundo da moda criam a necessidade de que as ações de marketing acompanhem os desejos do público.

Assim, surgiu o marketing de moda, que anuncia produtos e serviços, considerando a moda e as ocasiões de uso identidades marketing branding. 

Existe toda uma construção de um branding de moda por meio das técnicas, fazendo com que a marca se destaque e tenha grande adesão.

Para que serve o marketing de moda?

O marketing de moda é um modelo de marketing voltado para o setor fashion. Então, assim como outros marketings, ele faz todo o possível para fortalecer a imagem das marcas de roupas e acessórios diante do público e da concorrência. 

Sabe como isso é feito? Trabalhando em cima das necessidades e desejos dos consumidores. É para descobrir essas necessidades dos clientes que o marketing de moda trabalha.

Em outras palavras, o marketing de moda usa algumas técnicas para descobrir o que os consumidores querem. Com essas informações, o empreendimento pode investir seus recursos na produção de itens que têm maiores chances de se converterem em vendas. 

Assim, o marketing de moda é essencial para as empresas do setor. No caso específico dos e-commerces, o marketing de moda pode ser importante para impedir a produção de itens com poucas chances de venda, o que poderia comprometer o negócio frente a grandes concorrentes.

Marketing para moda | foto:Como funciona o marketing de moda?

Como mencionamos anteriormente, o marketing de moda acontece por meio do desenvolvimento de estratégias específicas para o setor.

Os profissionais responsáveis pelo marketing branding de moda trabalham equilibrando as metas financeiras do negócio com uma visão artística dos produtos.

De maneira resumida, o marketing de moda trabalha equilibrando preço, público, produto e imagem da empresa. Tudo isso, utilizando algumas das estratégias que mencionamos ao longo do texto.

Veja a lista com 5 estratégias para você aplicar o marketing de moda no seu e-commerce!

1. Defina seu público-alvo

Definir o público-alvo deve ser o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing de moda. Isso porque só é possível descobrir quais produtos são desejados e como vendê-los conhecendo o público-alvo.

Quando se tem um público-alvo definido, é preciso montar um perfil dele. Para isso, é necessário descobrir a média de idade, o nível de escolaridade, renda média, tipos de conteúdo que consome e interesses pessoais. Depois, é necessário reunir esses dados para traçar o perfil dos clientes.

2. Defina metas

Dar seguimento a um negócio sem saber onde se quer chegar dificulta o progresso do e-commerce. Por isso, defina as metas que seu e-commerce de moda deve alcançar e em quanto tempo isso precisa acontecer. Mas, lembre-se de definir metas possíveis de alcançar.

3. Garanta que seu e-commerce tenha um bom design

A aparência de um negócio conta muito na hora de atrair a atenção do cliente, principalmente para um e-commerce, já que existem vários e-commerces a poucos cliques de distância. Por isso, uma das estratégias de marketing de moda é manter o design do e-commerce atrativo e acessível para o público-alvo.

4. Estabeleça parcerias

As parcerias são estratégias muito utilizadas no marketing de moda. Elas consistem em estabelecer relações de troca entre empresas ou entre empresas e pessoas físicas. Essas trocas podem ser a troca de espaço de anúncios entre e-commerces.

Um e-commerce de livros, por exemplo, pode ceder espaço para anúncios de produtos do negócio de moda em seu site e vice-versa.

Outra forma de parceria é oferecer produtos a pessoas públicas para que elas divulguem os produtos do e-commerce de moda a seu público. Assim, a pessoa ganha o produto e o e-commerce amplia seu público.

Vale lembrar que é necessário que a pessoa que fará o anúncio tenha relevância entre o perfil de público do seu e-commerce de moda.

5. Defina canais de vendas

Um e-commerce deve focar as suas estratégias de marketing de moda em canais que sejam efetivos para a comunicação com o seu público-alvo. Escolher os canais de vendas errados compromete o dinheiro do e-commerce e não atrai clientes.

Por isso, avalie quais dos canais de venda melhor se aplicam ao seu público. Eles podem ser e-mail marketing, redes sociais etc.

O universo do marketing de moda e os e-commerce

Como é possível perceber, o marketing de moda é essencial para o fortalecimento do e-commerce no mercado. São as estratégias de marketing de moda que ajudam o e-commerce a ter sempre produtos desejados, mantendo a marca na preferência do público.

Os negócios de moda pela internet precisam cada vez mais desse modelo de marketing, já que a concorrência é grande. E-commerce que não investe em marketing de moda acaba perdendo espaço no mercado.

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