U.Mode

Cottagecore: a tendência que está voltando!

A Cottagecore retoma a vida simples do interior, trazendo um ar europeu e romântico ao look Foto: Freepik

O que é cottagecore?

A Cottagecore (cottage em inglês significaria cabana, ou casa pequena, e core significa núcleo, cerne) é uma tendência da moda que está voltando e conquistando nossos corações. Também conhecida como farmcore ou countrycore, ela é inspirada pela interpretação romantizada de uma vida ocidental de agricultura ou fazendeira.

Essa tendência que está vindo com tudo de volta é centrada na ideia de uma vida simples, vivendo em harmonia com a natureza. São roupas que nos lembram os romances de Jane Austen ou a série que chegou recentemente na Netflix, Bridgerton. Ambas as produções fizeram com que o estilo Regency-core também voltasse para nosso guarda-roupa. E, realmente, quem resiste aos encantos desse visual mais romântico, delicado e de época antiga?

Bom, caso esse estilo tenha influenciado seu gosto e chamado a sua atenção, você pode ter ficado com vontade de criar uma coleção baseada nele. Pensando nisso, a U.Mode apresenta para você essa tendência e uma nova plataforma fashion PLM, perfeita para digitalizar coleções de moda, e assim organizar seu portfólio.

Continue lendo para entender mais e, ao final, ficar por dentro de todos os detalhes para investir em uma coleção cottagecore. Quem sabe você não se anima com o nosso post? Boa leitura para você!

Cottagecore | Foto: Freepik

Cottagecore: a estética

Esse aesthetic, termo inglês para explicar estética, e agora está comumente utilizado em redes sociais para falar de itens estilosos e agradáveis de ver, que seria o caso da Cottagecore, está associado a todo um estilo de vida natural. Também é ligado à uma atmosfera de fadas, jardins, florestas, cultivo de plantas, bordados, cozinhar, campos de flores, luz do sol, poesia, etc.

Cottagecore no Brasil

Para trazer o Cottagecore para o contexto brasileiro, e tirar um pouco do sentido eurocêntrico (que é uma das maiores críticas a esse aesthetic), o estilo nos rememora o Arcadismo. Ele se baseia na vida fora das cidades, dentro dos campos.

Em outras palavras, lugares em que os bens materiais não são tão importantes assim e o que importa de verdade é aproveitar o dia e a natureza. Mas ele não é somente uma moda. É quase um estilo de vida também, um jeito de trazer um pouco da paz do interior para nosso dia a dia caótico das cidades. Há forte valorização do cotidiano aqui.

Como são as roupas cottagecore?

Os aesthetics da Cottagecore se estruturam em vestidos e saias bem soltos, rodados e florais, como se tivessem sido feitos em casa, à mão, e tivessem levado um bom tempo de produção. Costumam ser roupas com camadas largas, mangas bufantes, blusas de botão. Cores mais pastéis ou terrosas, como marrom, rosa-claro, verde oliva, bege, amarelo claro ou azul-bêbê.

Estampas de listras, bordados de plantas ou animais, floral e tecido de algodão fino ou renda também fazem parte das opções disponíveis para compor um look cottagecore. Acompanhados de acessórios, feitos a mão, como jóias simples, ou chapéus, toucas, casacos e meias costuradas na lã, como se fossem caseiras. E no cabelo geralmente usam tranças ou cabelos soltos em ondas. É sempre um penteado bem delicado e singelo.

Estilo cottagecore, floral e tecido de algodão fino | Foto: Freepik

Variações da tendência cottagecore

Regency core

A Regency-core, (regency significa regência, realeza) se assemelha ao Cottagecore, pois também retoma uma época passada. Além do mais, seu estilo nos faz lembrar muito dessa literatura romântica inglesa, como Orgulho e Preconceito e a série Bridgerton, como falamos anteriormente, que se situa no passado.

Suas roupas também são de tons pastel e mais claros. No entanto, é mais presente o uso de espartilhos, decotes sensuais e acessórios de pérolas, tudo que faz você se sentir como se fosse para um baile real encontrar seu Sr. Darcy

Bloomcore

Esta variação do cottagecore é mais centrada em flores e jardinagem.

Cottagegore

Este estilo é mais “sombrio” e tem mais foco na parte negativa, melancólica, de viver em cidades menores e no campo. O ar de tristeza, aqui, é bem acentuado.

Honeycore

O Honeycore se baseia muito na produção e consumo do mel, pães e waffles. Sua paleta está dentro de amarelos e marrons.

Vaporcottage

O Vaporcottage é a versão mais exagerada, surrealista e sarcástica do Cottage.

Cottagecore sulista

 O Cottagecore sulista, mais norte-americano é pensado em florestas, tanto que sua cor predominante é o verde.

O mundo cottagecore na arte

Livros

Se depois de conferir mais sobre essa tendência, você quiser entrar no mundo Cottage, aqui vão algumas sugestões culturais: os livros da Beatrix Potter, Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade de Jane Austen, Mulherzinhas, de Luisa May Alcott e o Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.

Série

Na TV também tem inspiração! A série Os Pioneiros (1974-1983) e a Anne with an E (2017-2019); o filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Alice no País das Maravilhas (1951), A Noviça Rebelde (1965), Vivendo na Eternidade (2002) e Midsommar (2019).

Monte seu look cottagecore | Foto: Freepik

Monte seu look cottagecore

Experimente você também o cottagecore!

Para montar esse aesthetic, de modo que fique agradável aos olhos e dentro do Cottagecore ou até mesmo regency core, que é bem semelhante, não tem muito erro. É só focar na simplicidade do estilo e não abusar em cores escuras, como preto e roxo.

Além disso, invista em itens mais modernos, como óculos de sol, sapatos de salto muito alto e estampas chamativas (douradas, de lantejoula, glitter, holográfico e látex). Desse jeito vai ser fácil ficar por dentro dessa nova tendência da moda, nostálgica, bucólica e romântica. E aí, está esperando o que?

Umode

Aqui na U. Mode, montamos a plataforma de fashion PLM 100% brasileira, que é a solução perfeita para digitalizar o desenvolvimento de coleções de moda. A intenção é você poder gerenciar sua coleção de moda desde o briefing até as pilotos de forma 100% digital. Tem tudo o que você precisa para tirar sua ideia do papel.

Você pode agendar uma demonstração para ver como funciona. Informações sobre as vantagens da plataforma podem ser encontradas no site. 

Não perca tempo! Entre em contato, clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: