U.Mode

Planeje sua coleção de moda com diferentes fichas técnicas

A ficha técnica moda é um recurso de comunicação fundamental para quem está produzindo e planejando uma coleção de moda. É nela que estarão presentes todas as informações referentes a diversos assuntos, por exemplo custo e matéria-prima. Usar uma ficha técnica evita que a sua equipe cometa erros e também auxilia na organização da produção. Confira quais são os tipos de fichas técnicas e como usá-las da melhor forma!

Tipos de fichas técnicas

Ficha técnica moda geral

Essa ficha técnica deve conter informações mais genéricas de todos os setores, funcionando como uma orientação mais geral para toda a equipe. O seu principal objetivo é manter a comunicação entre os responsáveis por diferentes funções. A ficha técnica moda geral irá conter informações sobre moda, matéria-prima, custos, prazos e processos. Ou seja, sobre todo o ciclo produtivo de uma peça de roupa. Dessa forma, todos, independente da sua função na produção da coleção de moda, estarão em sincronia, deixando todo o ciclo produtivo mais organizado.

Ficha técnica moda focada em departamentos

Esses tipos de fichas técnicas são específicas para um departamento ou para uma função dentro de um setor. Por isso, a ficha técnica moda, nesse caso, contém informações particulares sobre cada etapa do processo produtivo de uma coleção de moda. Por exemplo, dentro do setor de moda, os responsáveis pela costura receberão informações específicas sobre como deve ser o acabamento, caimento e os pontos usados na peça. Não faz sentido alguém que escolhe os tecidos e os fornecedores saber detalhadamente de que modo a costura deve ser realizada, muito menos os que calculam os preços de cada peça.  

Apesar dos processos estarem todos relacionados em uma coleção de moda, cada um deles tem a sua especificidade e uma equipe responsável. Logo, ter tipos de fichas técnicas mais específicos para material, costura, grade, medidas, aviamento e processos, ajuda no gerenciamento de cada etapa da produção, além de evitar problemas na comunicação decorrentes de uma única ficha para toda a equipe, provavelmente extensa e complicada. É importante adequar diferentes tipos de fichas à realidade e às necessidades de cada atividade. Caso um setor precise de informações sobre o outro, ele pode recorrer à ficha técnica moda geral.

Você não precisa gastar papel!

Já parou para pensar quanto papel os vários tipos de fichas técnicas iriam gastar para produzir uma coleção? A moda não precisa ter um impacto negativo para o meio ambiente. Você pode optar pela ficha técnica moda digital e a U.Mode pode ajudar nisso! Assim, é possível evitar o desmatamento, o consumo de água e a liberação de gases e líquidos tóxicos que ocorrem na produção de papel, além do comércio ilegal de madeira e da produção exagerada de lixo.

Na plataforma U.Mode é possível adicionar informações e gerenciar a sua coleção de moda sem gastar uma única folha de papel. A ficha técnica moda não precisa mais ser impressa: utilizando a plataforma elas ficam disponíveis on-line para toda a equipe consultar. Cada alteração fica salva sem que seja necessário imprimir novas versões.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: