U.Mode

Saiba detectar e acompanhar as tendências da moda

Quando o assunto é moda sabemos que ela sempre muda, varia muito e é cíclica, ou seja, o que foi moda alguns anos atrás pode voltar a ser moda esse ano. Mas, o que define esse ciclo é a tendência de moda do momento, por isso é tão importante aprender a acompanhar as tendências.

Tendência de moda sempre existiu e moldou os gostos das pessoas ao longo do tempo. | Foto: Pixabay/Free-Photos.

Entretanto, acompanhar tendência de moda e entender qual a tendência de moda do momento, às vezes, pode ser um pouco difícil. 

Então, com este texto você entenderá como acompanhar as tendências e também aprenderá sobre a melhor forma de falar sobre tendências de moda.

O que é uma tendência de moda?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber exatamente o que é uma tendência de moda, como ela surge e o motivo para começar a acompanhar e se manter atualizado sobre o mundo da moda.

A tendência de moda surge de um estudo comportamental de pessoas e movimentos, a fim de compreender o que as pessoas consomem e usam por um determinado período. 

Uma tendência de moda não é focada apenas em roupas, mas também em calçados, acessórios, maquiagens, cores e materiais. Tudo isso seria o gosto de um determinado público por um determinado período de tempo. 

Como surge uma tendência de moda?

A partir desse estudo comportamental, os grandes estilistas focam em alguma ideia específica que pode ser aderida pelas pessoas e levam para os seus desfiles. Se a recepção do público for boa, as pessoas começam a aderir essa novidade, influenciam as outras e assim surge uma nova tendência de moda. 

Por que acompanhar as tendências da moda?

Existem inúmeros motivos para acompanhar uma tendência de moda, principalmente se você trabalha na área, já que é necessário estar sempre atualizado, então acompanhar as tendências de moda é fundamental. 

Nesse sentido, acompanhar as tendências que surgem no mundo serve para entender e refletir, por exemplo, sobre qual a tendência de moda para 2021, ou qual a tendência de moda para 2022.

Manter-se atualizado quando se fala em tendência de moda faz com que seu trabalho sempre evolua para melhor e consiga ficar um passo à frente dos seus concorrentes.

5 dicas para quem quer acompanhar as tendências

Então, agora que você já entendeu tudo sobre tendência de moda, mostraremos 5 dicas para quem quer acompanhar as tendências de moda mundo afora.

1. Fique de olho nos blogs sobre moda

A internet veio para ficar, não é mesmo?! Então, acompanhar os blogs sobre moda é fundamental, porque muitos postam sobre tendência de moda, com análises. Além disso, também postam dicas de looks, notícias, entre outros. Veja a seguir alguns blogs de moda para você acompanhar: ​

Blog da Thássia Naves

Os blogs das influenciadoras trazem muitas informações importantes, no blog da Thássia ela traz tendência de moda de todo o mundo já que ela está sempre viajando.

Fashionismo

Nesse site você encontra orientações sobre moda, maquiagem, cuidados com a pele, entre outras informações. 

2. Sempre acompanhe os desfiles

Como explicado anteriormente, é a partir do desfile de uma grande marca que pode, ou não, surgir uma nova tendência de moda para o mundo. Por isso, é muito importante que você acompanhe todos os desfiles das grandes marcas, assim você poderá presumir o que pode, ou não, agradar o público ao longo do tempo.

3. Torne-se um leitor das revistas de moda

Perdeu algum desfile ou não entendeu algum conceito de um estilista? As revistas de moda com suas resenhas, notícias, entrevistas e colunas existem para te ajudar com isso. Então, torne-se um leitor e acompanhe as principais revistas de moda do Brasil e do mundo. 

Agora, com o avanço digital, várias dessas revistas se tornaram revistas digitais com seus próprios aplicativos, com isso fica ainda mais fácil acompanhar.

4. Siga os influenciadores ligados a moda

As redes sociais transformaram a forma de interação entre as pessoas e atualmente existem inúmeros influenciadores que abordam diversos temas e realmente influenciam as pessoas, então é óbvio que a moda não estaria fora disso.

Como o Instagram é a principal rede social que os influenciadores utilizam, é lá que você irá conseguir acompanhar e descobrir alguma nova tendência de moda, não só seguindo os perfis, mas também pelas hashtags e o que a própria rede social te recomenda.

5. Use aplicativos de rastreio de tendências

Hoje em dia, para quase tudo existe algum tipo de aplicativo, não só de jogos ou redes sociais, qualquer tipo de serviço também possui um aplicativo e com certeza existem muitos aplicativos ótimos que você pode baixar e acompanhar tudinho das novas tendências que possam surgir. Veja alguns aplicativos que podem servir para você:

Style.com

Nesse aplicativo você conseguirá acompanhar todas as informações sobre desfiles da semana, com resenhas e fotos, entre outras funcionalidades.

Vogue Runway

Esse app fornece informações sobre os desfiles que acontecem no mundo inteiro com fotos das coleções e ensaios.

Chic Style – Fashion feed

Se você gosta do Street Style, esse é o aplicativo perfeito, lá você encontra uma compilação de fotos feitas por sites que são os mais renomados do mundo da moda. 

Stylicious

Esse é o app perfeito para a organização de um guarda-roupa, além disso, você também recebe dicas de inspirações e atualizações sobre moda, entre outras funções muito importantes. 

WEAR

O WEAR, basicamente, é uma rede social feita para os usuários postarem seus looks. Mas, diferente do Instagram, lá você pode postar suas próprias combinações e organizar o seu feed conforme seus gostos e necessidades.

Aplicativos podem ajudar a descobrir uma tendência de moda. | Foto: Unsplash/Nicola Styles.

Agora que você já aprendeu tudo sobre o básico da origem da tendência de moda, de como ela surge e a razão para acompanhar, além de conhecer alguns sites e aplicativos que falam sobre essa temática, basta colocar a mão na massa.

Portanto, é só seguir essas 5 dicas simples, estudar muito sobre tendência de moda no Brasil e no mundo e começar a acompanhar para ficar a cada instante mais atualizado, sempre por dentro da moda e descobrindo as tendências que surgem a todo momento. Aliás, lembre-se sempre que a medida de tendência central mais simples é a moda.

UMODE

Em um mundo cada vez mais digital e tão concorrido, com as lojas físicas transformando-se em e-commerces, a moda precisa se adaptar. Neste contexto, os profissionais de moda precisam fazer a gestão e a digitalização do desenvolvimento de suas coleções. 

Para isso, a Umode pode ajudar. A empresa trabalha com sistema PLM (Product Lifecycle Management), que coordena por completo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até sua entrada em serviço operacional. Com a ferramenta, é possível aumentar a produtividade e gestão da marca, através das seguintes funcionalidades: 

  • Gestão à vista;
  • Controle do status de cada produto;
  • Ficha técnica on-line e padronizada;
  • Gestão de atividades e prazos;
  • Busca por novos fornecedores;
  • Informações sobre tendências;
  • Sistema de segurança 100% na nuvem.

Não perca tempo e agende já a sua demonstração!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: