Total green: O ecologicamente correto está na moda!

A moda, assim como todos os segmentos do mercado, precisa adaptar-se ao modo de consumo mais consciente adotado por muitos consumidores. O conceito de moda sustentável ou total green popularizou-se nos últimos anos, já que muitos clientes estão prezando por sustentabilidade em suas compras, além de cobrarem das marcas posicionamentos ecológicos. Se você espera atingir esse público, deverá ajustar sua coleção de moda.

Mas afinal, o que é moda sustentável?

A ideia de moda sustentável está pautada na diminuição ou extinção do impacto ambiental gerado pelo processo de produção dos artigos. Existe uma preocupação maior com a forma em que as matérias-primas são produzidas e como as peças são construídas.

Além disso, a busca por fazer peças duráveis e de alta qualidade está muito presente, o que acabaria diminuindo o consumo constante de novos artigos. Assim, a moda sustentável também preocupa-se com a esfera do consumo consciente.

Conhecimento sobre fornecedores

Contemplando as exigências de práticas de produção éticas e ecológicas, se o profissional da moda almeja conquistar “clientes sustentáveis”, é necessário um conhecimento profundo dos seus fornecedores e do modo como eles produzem. Assim você poderá filtrar os que não apresentam práticas condizentes com o conceito total green.

Peças de roupas mais básicas são adequadas ao modo de produção total green | Foto: Unsplash

Não é necessário apenas o conhecimento do processo de produção de suas peças, é imprescindível que seu consumidor tenha acesso às etapas também. É interessante deixar transparente a importância que a sua marca confere à realização de práticas éticas e sustentáveis.

Como uma plataforma PLM pode auxiliar?

Uma plataforma de PLM (sigla para Gestão do Ciclo de Vida do Produto, em português) é responsável por mostrar informações importantes do ciclo de vida do item: da produção até a compra pelo cliente. Utilizar uma plataforma como essa pode trazer inúmeros benefícios ao planejamento de uma coleção de moda, como maior ROI (Retorno de Investimento) e baixo TCO (Custo Total de Propriedade).

Pensando no desenvolvimento de uma coleção de moda sustentável, a plataforma pode auxiliar na análise das etapas envolvidas na construção das peças. Com os dados oferecidos e a integração dos processos, é possível adequar o ciclo de vida de um produto para que ele seja mais consciente.

A plataforma, por meio de suas análises detalhadas, permite o estudo da performance da empresa em critérios de qualidade, o que pode auxiliar na escolha de matérias-primas que ofereçam peças mais duráveis.

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