U.Mode

Transformação digital para sua coleção usando Fashion PLM

Para organizar da melhor maneira o processo produtivo de sua coleção de moda, conectar todas as etapas de produção, para que os envolvidos possam colaborar da melhor maneira possível, é muito necessário. Contudo, ao longo do tempo, diferentes formas de realizar essa organização e acompanhamento surgiram, otimizando o processo por meio de uma ferramenta digital: é o caso do chamado Fashion PLM.

O que é Fashion PLM?

Product Lifecycle Management é o termo em inglês para Gestão do Ciclo de Vida do Produto, mais conhecido simplesmente por PLM. Essa gestão consiste numa tecnologia para melhor administração e organização dos dados e ações que envolvam a ficha técnica de uma coleção, conectando todas as etapas necessárias para sua produção: desde os primeiros conceitos e design até o desenvolvimento do produto, revisões e merchandising. É um processo para vincular o trabalho de todos que atuam nessas etapas, promovendo uma melhor compreensão do andamento e efetividade e acelerando a comunicação acerca de possíveis melhorias.

Por que utilizar uma solução PLM?

Esse método é adotado nos nichos da moda desde a década de 90 e apresenta inúmeras vantagens para os profissionais do ramo. Além de colaborar com a redução de gastos excessivos, com a promoção de diálogos sobre inovações e estabelecer uma melhor e mais direta relação entre clientes e fornecedores, o PLM como solução empresarial digital previne que os produtores da coleção necessitem lidar com uma série de planilhas, documentos, e-mails e até mesmo fichas técnicas impressas vindas de diferentes etapas e abordando diferentes assuntos, sem uma comunicação instantânea e integrada.

Com esse tipo de registro integrado numa mesma plataforma digital fica mais fácil implementar novos conceitos na coleção e seguir tendências e transformações necessárias no universo da moda. Para promover uma coleção total green, por exemplo, é necessário analisar impactos, gastos, mudanças na matéria-prima e no desenvolvimento do produto. Se os registros sobre essas métricas e análises de produção estiverem produzidos e armazenados separadamente, realizar uma mudança desse tipo torna-se mais demorado, já que exigirá um processo mais trabalhoso de como será possível colocar as ideias em prática.

Utilizando o PLM, a busca torna-se muito mais fácil e rápida por meio da digitalização do ciclo de vida do produto. Realizar redirecionamentos no processo produtivo para minimizar danos ambientais e promover ações mais sustentáveis torna-se, além de possível, uma opção interessante para a marca e seus valores.

Como acessar um PLM para a coleção?

Dentre as vantagens oferecidas pelo uso de um PLM, a praticidade é uma das mais visíveis. Existem inúmeros aplicativos móveis e plataformas on-line pelos quais é possível aumentar o grupo de quem acessa e colabora com a comunicação sobre a coleção de moda, englobando ainda mais pessoas qualificadas no processo.

É o caso da U.Mode, uma plataforma brasileira que oferece ferramentas de gestão e aplicativo para Fashion PLM para o desenvolvimento de coleções, visando justamente essa otimização do funcionamento dos times de criação. Controlando o status do produto, estabelecendo prazos e objetivos para a equipe e possibilitando a busca de fornecedores, a U.Mode permite que aquele grande volume de documentos soltos seja substituído por um só item: rápido, fácil de usar e, acima de tudo, eficiente. Basta criar sua conta e começar a explorar as vantagens dessa transformação digital para sua coleção – que está mais que “na moda”!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: