U.Mode

Tudo sobre o luxo da moda vintage e sistematização dos negócios

Moda vintage é tendência poderosa (Foto: Freepik)

A série Girlboss, lançada pela Netflix em 2017, se baseia na trajetória de Sophia Amoruso, uma jovem trabalhadora que começou a vida vendendo roupas antigas de segunda mão no eBay, um dos maiores sites de comércio eletrônico.

Em poucos anos, fundou o império varejista multimilionário de moda da Nasty Gal. E, assim como ela, muitos brechós e lojas online dedicam-se à moda vintage. Você já ouviu falar nela?

Pensando em te explicar melhor esse estilo, preparamos este post para você. Confira!

Moda vintage(Foto: Canva)

Moda vintage: do que se trata?

Sim, ter uma peça com história virou uma tendência poderosa. A verdade é que o mundo da moda garimpar peças únicas já usadas por outras pessoas traz um toque de glamour. Uma certa sofisticação ao visual. Logo, investir nessas peças virou sinônimo de luxo e riqueza, acredite.

Dentre as motivações para esse mercado ter crescido e atraído investimentos, estão: a satisfação de vender e, ao mesmo tempo, liberar espaço no armário para novas aquisições; fazer bons negócios; investir em peças icônicas, para revendê-las com preço mais alto; e até a variedade de roupas disponíveis para compra. 

Assim como na série citada no início deste texto, muitas pessoas utilizam sites de comércio eletrônico ou redes sociais para divulgar os produtos de seu negócio. Com o desenvolvimento e crescimento das empresas, é necessário ter uma estrutura bem equipada para conseguir atender os clientes de forma prática, segura e rápida.

Para suprir essa demanda, as empresas introduzem o sistema ERP em suas rotinas. Trata-se de um sistema de gestão. Continue lendo e entenda melhor.

Foto: Canva

O que é ERP?

A sigla em inglês ERP significa “Enterprise Resource Planning”. O nome pode ser traduzido para Planejamento dos Recursos da Empresa. Nada mais é do que um sistema de gestão integrado, que auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos. Além disso, facilita o fluxo de atividades de diferentes setores, como vendas, finanças e recursos humanos.

Funcionamento

Cada departamento dentro de uma organização precisa de uma ferramenta própria para gerar relatórios e executar as tarefas que lhes são delegadas. Por isso, o ERP desempenha um papel essencial nisso.

Essa tecnologia funciona como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação entre as áreas e facilitando a tomada de decisão. Também automatiza operações manuais e as transforma em processos de software, garantindo a segurança das informações em seu banco de dados. 

O fluxo de informações da companhia fica mais fluido, além de compartilhado de modo mais fácil. Isso ocorre devido à centralização dos dados em um só lugar (plataforma). Da mesma maneira, essas soluções acabam com a possibilidade de duplicidade de informações. Com isso, se mantém como uma base única e íntegra que resulta em insights valiosos para os negócios.

Atuação do ERP nas empresas

Além de saber o conceito do sistema ERP, é importante entender como ele é aplicado dentro das empresas. Como já foi mencionado, através dessa ferramenta, é possível unir as áreas e a comunicação entre elas e, assim, simplificar o trabalho. 

Em um primeiro momento, o sistema ajuda o gestor a administrar a parte financeira. A plataforma separa as contas a pagar e a receber, monitora as vendas, acompanha os pedidos de compra e a emissão de nota fiscal.

A ferramenta também auxilia na gestão de pessoas, por meio da oferta de informações sobre a produtividade da equipe e da apuração de dados de todos os funcionários, como férias, salários, críticas.

Sendo assim, facilita o gerenciamento de informações dentro da empresa. Outro setor que é influenciado e gerenciado pelo sistema ERP é o de suprimentos. A tecnologia também controla e monitora a matéria-prima do negócio.

Por ser uma ferramenta densa e com dados bastante sólidos, se torna um aliado na tomada de decisões das áreas. A integração dos dados aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos procedimentos.

A comunicação entre as equipes também ocorre de maneira mais efetiva: os problemas podem ser resolvidos com mais agilidade. Como consequência disso, menos impasses com os clientes e/ou fornecedores acontecem e os departamentos conseguem trabalhar de forma mais estratégica.

Portanto, é nítido que a aplicação do sistema ERP dentro das empresas gera mais inteligência e otimiza a rotina de trabalho. De maneira resumida, podemos apontar alguns dos benefícios que a implementação deste software traz à empresa:

• Otimização e automatização dos processos;

• Controle de prazos;

• Informações seguras e de qualidade;

• Aumento da produtividade;

• Redução dos riscos e de problemas;

• Agilidade para mudança e controle de problemas;• Criação de políticas e diretrizes.

Tipos de ERP

O sistema ERP, o Sistema de Gestão Empresarial, apresenta diferentes tipos. É importante conhecer cada um para saber qual se adequa melhor ao seu tipo de negócio. Entre eles, pode-se citar e comparar:

e-Millennium

O e-Millennium ERP é um sistema integrado de gestão especializado em Omnichannel, estratégia que preza pelo uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, promovendo uma integração on-line e off-line.

É uma empresa com atendimento integrado dos canais de venda e outras qualificações. Atende desde startups até grandes e complexas operações e estratégia multicanal.

Os processos de produção, executados seguindo essa conexão entre as diferentes etapas e grupos, ajudam a conhecer o cliente e compreender suas necessidades e demandas. Já que é modular e versátil, o sistema pode ser conectado a inúmeras plataformas online do gênero.

Microvix

O Linx Microvix é um sistema de gestão desenvolvido para o varejo, sendo líder em seu segmento. Permite controle de multiloja com plataforma integrada em nuvem e uma gestão integrada única para todas as unidades.

O sistema apoia a relação entre franqueador e franqueado, contribuindo para a gestão dos processos operacionais e financeiros. Além disso, oferece ao varejista programas que atendem a todas as atividades de redes e franquias.

Permite trabalhar estratégias para o aumento sustentável das vendas e criar campanhas de fidelização e integração ao e-commerce da loja.

Totvs Moda

O Totvs Moda é um sistema de gestão 100% na nuvem. Traz uma maior centralização das informações, mobilidade e integração completa, da loja on-line até a física. É um software de gestão para varejo que apresenta tecnologia completa para que sua loja atinja o verdadeiro Omnichannel (integração de canais de comunicação).

Além disso, é um sistema flexível e modular, que atende todas as necessidades do seu negócio da indústria do varejo, trabalhando com eficiência e agilidade nos processos operacionais.

Vesto

O ERP Vesto permite a gestão completa das rotinas da indústria de confecção. Abrange as etapas: criação da ficha técnica, produção, compras, faturamento, financeiro, estoque, comercial e integração com e-commerce. 

Assim como os outros, o sistema apresenta flexibilidade, atendendo empresas de qualquer porte. É modular, podendo ser configurado de acordo com a dimensão da empresa, seus processos e áreas existentes.

Foto: Canva

Umode: sua plataforma de moda

A U.Mode é uma plataforma de fashion PLM, que significa Product Lifecycle Management ou Gestão do Ciclo de Vida Do Produto. É uma empresa 100% brasileira que ajuda estilistas no processo de desenvolvimento de uma coleção de moda.

Seu objetivo é agilizar, organizar e facilitar a vida dos times de criação, sendo a solução perfeita para digitalizar a evolução e o passo a passo da criação das coleções de moda. 

Dentre as inúmeras funcionalidades da plataforma, vale a pena destacar: gestão de tarefas e prazos, ficha técnica padronizada, mapa de coleção automatizado, análise de preço e coleção. Preocupada com o meio ambiente, com ela, é possível poupar papéis e documentos e estruturar de forma digital e mais organizada os processos de confecção. 

A U.Mode é a plataforma perfeita para você acompanhar sua própria coleção, que pode ser de moda vintage, por exemplo, já que está em alta no momento, focando na praticidade e otimização do desenvolvimento produtivo. 
Entre em contato e saiba mais sobre as vantagens que a Umode te oferece!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: